Share This Article
Daenerys e Jon Snow são Targaryens. Quem é o próximo na linha de sucessão ao Trono de Ferro?
Daenerys é filha do Rei Aerys II e Rhaella, irmã de Rhaegar, e herdeira ao trono de ferro, uma vez que seus dois irmãos homens estão mortos. Entretanto, sabemos que Jon Snow é, na verdade, filho de Rhaegar (o mais próximo na sucessão ao trono de Aerys II) e Lyanna Stark.
Nesse caso, quem teria mais direito ao trono: a filha do rei ou o filho da linhagem masculina?
- Leia também: Quando a Casa Targaryen foi para Westeros?
Antes da rebelião de Robert Baratheon, Rhaegar Targaryen era casado com Elia Martell. O casamento já havia sido consumado e dele vieram dois filhos, Rhaenys e Aegon. Mas esta união foi anulada e Rhaegar casou-se com Lyanna Stark, na Torre da Alegria.
Inscreva-se em nossa newsletter para não perder nada sobre A Casa do Dragão, prequel de Game of Thrones, e receber as últimas novidades!
Como um casamento pode ser anulado no universo de GoT?
Um rei pode anular o casamento e tomar outra mulher como esposa, caso ele queira mais herdeiros. Outra forma de anulação é a de uma união não consumada, como o que aconteceu com a Sansa Stark e o Tyrion Lannister, por isso ela pôde se casar novamente com o Russ Bolton. De acordo com Mindinho, segundo a lei da terra, ela não seria esposa de ninguém.
A união entre Rhaegar e Elia não precisaria ser anulada, já que a poligamia era um costume antigo vindo de Valíria, principalmente entre os Targaryen. Vale lembrar que Aegon I, o conquistador, quando chegou em Westeros, tinha duas esposas, suas irmãs.
No entanto, depois que os Targaryen se converteram para a Fé dos Sete a poligamia começou a ser um problema. O maior dos problemas começou com Maegor I (o Cruel) que tinha muitas esposas e os monges da fé intervieram causando um enorme conflito entre a casa e a fé que reinava em Westeros.
Regras de Sucessão
Rhaegar teve seu casamento anulado na série e isso teria algumas implicações. Por exemplo, seus filhos, Rhaenys e Aegon, deixariam de ser legítimos.
Por conta da nova união com Lyanna Stark, somente os filhos deste casamento seriam legítimos.
Além de ter se apaixonado por Lyanna, há outra razão que levou Rhaegar a se casar com ela: ele desejava ter três filhos. Isso, por conta de uma profecia que dizia que um dragão precisa ter “três cabeças”.
Na série a história foi mostrada para Daenerys, na casa dos imortais. Aqui temos um fato interessante: uma das imagens que apareceram na abertura da oitava temporada da série é a de um dragão grande e três dragões menores. Claro que pode não ser a interpretação mais adequada, mas esta é uma referência possível e bem interessante à profecia da casa dos imortais.
Todos esses acontecimentos não significam que Daenerys é bastarda ou que não tem mais direito ao trono. A árvore genealógica nesse ponto pode ser um tanto confusa pelo fato de ela e Jon terem mais ou menos a mesma idade.
Mas a rainha dos dragões é filha do rei louco, Aerys II, com a rainha Rhaella, logo, tia de Jon Snow. Apesar de existirem teorias de que ela é filha de Rhaegar, na série ela é oficialmente filha do rei Aerys.
Apesar de Daenerys ser filha direta do rei de Westeros, Jon estaria na linhagem principal, ele é um filho legítimo da linhagem masculina do trono, já que a sucessão é feita a partir do primogênito e, na sequência, seus filhos.
A sucessão só seria passada para o irmão caso o rei não tivesse herdeiros ou esses herdeiros, por algum motivo, fossem deslegitimados. Este é o caso de Stannis Baratheon, pois acreditava-se que ele seria o próximo na linha de sucessão de Robert porque muitos consideravam que os filhos não eram realmente dele (e estavam certos, já que o Joffrey, a Myrcella e Tommen eram filhos de Jaime Lannister) com a irmã Cersei.
No caso da casa Targaryen, durante a rebelião de Robert, o príncipe Rhaegar já tinha filhos e por isso a linhagem dele iria continuar e Viserys e Daenerys não entrariam como sucessores ao trono. Mas tanto Rhaegar quanto seus filhos morreram, passando a sucessão para seu irmão mais novo, o Viserys.
Com a morte de Viserys, Daenerys é a próxima na linhagem real. Até que um filho legítimo da linhagem do Rhaegar apareça, no caso, o Jon Snow.
Todos esses fatores indicam que Jon tem mais direito ao trono que Daenerys.
O que esperar do desfecho dessa história?
Como mencionamos a respeito do último episódio da série, Game of Thrones não teve um final satisfatório. Muito disso se deve ao fato de, desde a quinta temporada, não haver livros para guiar a narrativa televisiva e os produtores tiveram que contar apenas com a contribuição que o autor fez sobre pontos específicos dessa história.
No primeiro episódio da oitava temporada, nós vimos Jon recebendo a revelação através de Sam de que ele é filho de Rhaegar. Sabemos que para Snow nenhum desses títulos importa, como foi reforçado diversas vezes pelo personagem nas últimas atualizações da série.
Entretanto, a jornada do personagem parece tortuosa e mudanças bruscas se deram em relação ao seu desenvolvimento – a paixão por Daenerys, sua lealdade à nova rainha e, por fim, o assassinato da mãe dos dragões. Não vimos como a notícia de que é filho de Rhaegar impactou Jon. Todo o estigma que ele carregou a vida toda de ser um bastardo rejeitado por Catelyn não era real e seria interessante ver a progressão dos acontecimento até a morte de Daenerys.
Esperamos que os livros restantes possam nos entregar uma narrativa melhor arquitetada.
No final das contas, politicamente, tendo dois candidatos ao trono provenientes de linhagens próximas, faz sentido que eles se unam. Apesar de, num primeiro momento, Daenerys entender que Jon representa uma ameaça a tudo o que ela conquistou até agora, ela também pode vislumbrar a situação como uma aliança mais poderosa do que a anterior.
Indícios desta resolução já foram deixados na série: em uma conversa entre Tyrion, Varys e Sor Davos é sugerido que, pela primeira vez na história, os Sete Reinos podem ser governados por uma mulher justa e um homem honrado.
George R.R. Martin já declarou algumas vezes que o desfecho da história seria algo agridoce, não tão agradável aos olhos do público. Nos resta aguardar o que ainda pode vir nos últimos livros.
- Leia também: As visões Targaryen no universo de Game of Thrones