Share This Article
Estou pronta para jurar lealdade à Bella Ramsey!
Em algum momento do passado, Game of Thrones foi uma série boa e inclusive contava com alguns dos personagens mais interessantes da televisão, sejam protagonistas, antagonistas ou alguma coisa entre isso.
Porém, toda a nossa esperança caiu em um buraco negro de desespero e decepção após a quinta temporada da série, e a maioria dos personagens que mais tinham se desenvolvido até aquele momento foi alimentada à força com pílulas de encerramento fácil e preguiçoso.
Mas preciso dizer que alguns desses personagens conseguiram escapar e permaneceram excelentes até o fim. Estou falando de Lyanna Mormont, interpretada por Bella Ramsey.
Quando conhecemos Lyanna, ela havia acabado de se tornar Lady de Ilha dos Ursos, uma ilha remota na Baía de Gelo, no norte.
Sua sucessão aconteceu depois que sua mãe, Maege Mormont, irmã de Jeor Mormont, o senhor comandante da Patrulha da Noite, morreu depois de seguir Robb Stark para o sul durante a Guerra dos Cinco Reis.
Ainda que sua participação em Game of Thrones tenha sido relativamente pequena, foi memorável graças ao desempenho único de Bella Ramsey. Jovem e feroz, Lyanna provou ser uma verdadeira nortenha e colocou todos os senhores vassalos de Winterfell em seu devido lugar.
Agora que Bella Ramsey retornou às telas como Ellie em The Last of Us, da HBO – nos conduzindo através de um mundo pós-apocalíptico, onde o fungo Cordyceps transformou a maior parte da população da Terra em zumbis – é a hora perfeita para trazer os seus momentos mais ferozes em Game of Thrones.
Discussão entre primos Mormont
Enquanto todos em Winterfell se preparam para enfrentar os caminhantes brancos no segundo episódio da 8ª temporada, os dois Mormonts restantes têm a chance de se conhecer e conversar.
Jorah insiste que Lyanna deve se refugiar nas criptas de Winterfell com o restante das mulheres e crianças do castelo, mas ela permanece inflexível em sua decisão de lutar na linha de frente na próxima batalha.
Lyanna é a Senhora da Ilha dos Ursos. Ela não deixa espaço para discutir sua decisão.
Lyanna promete as forças da Ilha dos Ursos para ajudar os Starks a recuperar Winterfell dos Boltons
Uma vez que Jon e Sansa se reúnem na 6ª temporada e decidem lutar para recuperar sua casa das mãos do psicopata menos favorito de todos, Ramsay Bolton, eles precisam levantar todas forças alianças dos Stark – que a Guerra dos Cinco Reis deixou consideravelmente esgotada.
Uma de suas paradas é a Ilha dos Ursos, onde vemos Lyanna pela primeira vez enquanto ela ouve o pedido de ajuda dos dois irmãos Stark. Ela promete 62 homens para auxiliar na Batalha dos Bastardos.
Apesar de serem poucos, “todo homem da Ilha dos Ursos luta com a força de 10 continentes“, como coloca a própria Lyanna.
Dá uma lição valiosa em Sansa
Quando Sansa tenta lisonjeá-la, lembrando de como Lyanna Stark foi considerada uma grande beleza e como ela tem certeza de que Lyanna também será, Lady Lyanna é rápida em acabar com isso.
Eu duvido. Minha mãe não era uma grande beleza ou qualquer outro tipo de beleza. Ela era uma grande guerreira, no entanto.
E não há como negar que Lyanna Mormont é exatamente uma grande guerreira.
Logo em seguida, em Jon Snow também
Depois que o elogio desajeitado de Sansa atrapalha as coisas, é a vez de Jon tentar se aproximar da Lady Mormont, desta vez falando sobre como ele costumava servir seu tio em Castle Black e que homem honrado era o falecido Jeor Mormont.
Lyanna rapidamente responde: “Acho que já tivemos uma conversa fiada o suficiente”. Ela sabe que Jon e Sansa não teriam feito a viagem para a ilha se a situação não fosse séria e conduz a conversa para o que realmente interessa.
A expressão de Bella Ramsey interpretando Lyanna Mormont antes da Batalha dos Bastardos
Quando Jon, Sansa e seus aliados ficam cara a cara com os Bolton, na iminência da Batalha dos Bastardos, no final da 6ª temporada, Lyanna está lá também.
Todos ouvem como Ramsay Bolton garante que ele está mais do que pronto para perdoar a todos por ir contra ele e que ele é realmente “um homem de misericórdia”.
Nós sabemos que Bolton foi uma das pessoas mais horrendas de toda a história de GoT. Claramente, Lyanna também sabe, seu rosto por si só vale mais que mil palavras e mais.
Lyanna insiste que as mulheres devem ser treinadas para a Longa Noite
“Eu não preciso da sua permissão para defender o norte”, Lady Mormont diz rebatendo um dos vassalos Stark que compõe o conselho de guerra contra os caminhantes brancos.
No início da 7ª temporada, o recém-eleito Rei no Norte, Jon Snow, discute como todos devem começar a se preparar para a chegada iminente dos White Walkers.
Jon sugere que todos os homens, mulheres, meninas e meninos do Norte comecem a treinar com armas para que possam reunir habilidades básicas suficientes para quando a longa noite cair sobre eles.
Alguns dos senhores presentes não concordam com isso. Mas Lady Mormont ferozmente se levanta e declara sua posição.
Lyanna envia uma carta para Stannis Baratheon
Ouvimos pela primeira vez o nome de Lady Lyanna Mormont na quinta temporada de Game of Thrones, quando Jon Snow e Stannis Baratheon se encontram em Castle Black.
Stannis está em busca de aliados e enviou corvos para todos os principais senhores do Norte pedindo que o reconheçam como seu rei legítimo e enviem suas forças para lutar a seu lado.
Stannis mostra a Jon uma das respostas que recebeu, vinda da personagem interpretada por Bella Ramsey, Lady da Ilha dos Ursos, dizendo: “A Ilha dos Ursos não conhece nenhum rei, a não ser o Rei do Norte, cujo nome é Stark”.
Palavras que não deixam dúvidas sobre quem é a Jovem Mormont.
Confronta a lealdade de Jon Snow para com o Norte
Quando Jon retorna para o norte com Daenerys na 8ª temporada, ele já dobrou os joelhos à rainha do dragão. Aos olhos dos senhores do norte, essa não foi uma jogada brilhante.
Lyanna Mormont imediatamente o chama, especialmente considerando que foi ela quem liderou a assembleia que o declarou rei em primeiro lugar.
“Você deixou Winterfell como rei e retornou como… Não tenho certeza do que você é agora”, Lady Mormont declara.”Não é importante“, Jon tenta dizer, mas Lyanna sabe que é. “Não é importante? Nós o chamamos de rei no norte ”, ela responde.
Sempre achei essa fala particularmente significativa, mostrando os laços profundos que correm entre as casas do norte.
Lyanna Mormont mata um gigante
Um dos melhores momentos de Bella Ramsey como Lyanna Mormont é, obviamente, um dos seus mais corajosos, mas também o mais trágico em toda essa lista.
Uma longa sequência noturna, na qual ela luta contra os caminhantes brancos, na Batalha de Winterfell – e infelizmente não sobrevive.
Lyanna não apenas escolheu não se esconder nas criptas de Winterfell, mas ela fica do lado de fora lutando contra a horda de caminhantes brancos que descem sobre o castelo.
Ela enfrenta um gigante e o mata acertando seu olho e conquista seu próprio título de Giantslayer antes de sucumbir às feridas.
Lyanna foi a primeira a apoiar Jon como Rei do Norte
Embora suas ações durante a longa noite sejam incrivelmente corajosas e dignas de todas as músicas que serão compostas nos sete reinos para sempre, ainda acho que o maior momento de Lyanna é quando ela lidera os senhores do norte desde a vitória na Batalha dos Bastardos para a “eleição” de Jon como rei no norte.
Não é a eleição, por si só, que torna esse momento tão poderoso. É o fato de que, antes de mostrar seu apoio a Jon, ela chama cada um dos outros senhores do norte, de Lorde Manderly a Lord Cerwyn.
Lyanna lembra que todos juraram lealdade aos Stark e, no entanto, os abandonaram quando seus senhores precisavam deles. “O Norte lembra”, ela orgulhosamente declara em uma demonstração de força que definitivamente dá arrepios.
O que achou? Sentiu falta de algum outro momento de Bella Ramsey em GoT?redacao@ninfacrocodilo.com.br