Share This Article
Visões Targaryen e sonhos de dragão são resgatados dos livros As Crônicas de Gelo e Fogo para A Casa do Dragão.
Como vimos no primeiro episódio da série prequel de Game of Thrones, A Casa do Dragão, Rhaenyra declarou que, sem os dragões, os Targaryen seria “como todos os outros”. Porém, isso não é totalmente verdade. Alguns Targaryens possuem outro grande poder: as profecias.
De acordo com o episódio, as visões parecem ter um papel importante na história. O Rei Viserys I trouxe alguns sonhos proféticos dos Targaryen. O primeiro foi um sonho sobre seu filho nascer usando uma coroa. Mais tarde, ele revela que Aegon, o Conquistador, teve uma visão a respeito de uma ameaça vinda do Norte que colocaria a vida de todos em Westeros em perigo.
Os livros As Crônicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin, nos quais Game of Thrones se baseou, dão grande ênfase às profecias. Elas geralmente pressagiam más notícias e raramente saem como o esperado
Nos livros, Martin nunca confirmou que Aegon previu a ameaça dos Caminhantes Brancos. Mas agora parece que a visão é canônica, ao menos no universo da série.
Viserys e Aegon estão longe de ser os primeiros Targaryens a ter visões do futuro – e não serão os últimos. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre as visões Targaryen.
A visão de Daenys, a Sonhadora, da Perdição de Valíria
A linhagem da Casa Targaryen pode ser rastreada até Daenys, a Sonhadora. Na versão de Martin da lendária Cassandra, Daenys sonhou que o poderoso reino de Valíria, onde sua família vivia, teria um fim catastrófico.
Contudo, diferente da tragédia grega, ainda as outras famílias nobres zombassem dele por isso, o pai de Daenys, Aenar Targaryen, acreditava em sua filha. Ele fez as malas com sua família e se mudou de Valíria para a ilha que mais tarde se tornou Pedra do Dragão.
12 anos depois, a Perdição de Valíria aconteceu. Vulcões entraram em erupção e um terremoto engoliu todas as pessoas e dragões do reino. Os Targaryen se tornaram os únicos cavaleiros de dragões restantes no mundo.
Como resultado, os Targaryen levam as visões muito a sério. Durante A Casa do Dragão, Viserys faz referência ao sonho de Daenys e como ela salvou a família Targaryen.
A visão de Aegon, o Conquistador, dos Caminhantes Brancos
Em uma grande ruptura com o que sabemos dos livros de Martin, A Casa do Dragão revela que Aegon, o Conquistador, decidiu derrotar as tribos guerreiras de Westeros não por causa de seu desejo de poder, mas porque ele teve uma visão de uma ameaça do Norte. Aegon determinou que os Sete Reinos precisariam se unir para combater esse poder.
No final do episódio 1 de A Casa do Dragão, Viserys passa esse segredo de família para sua filha Rhaenyra.
“Nas histórias contam que Aegon olhou pela Água Negra para Pedra do Dragão e viu uma terra rica para a captura. Mas não foi apenas sua ambição que o levou a esta conquista. Foi um sonho.
Assim como Daenys previu o fim de Valíria, Aegon previu o fim do mundo dos homens. Isso começou com um terrível inverno recaindo sobre o distante Norte. Aegon se deparou com uma escuridão absoluta ao cavalgar por esses ventos. E tudo o que habita dentro dele destruirá o mundo dos vivos.
Quando este grande inverno chegar, Rhaenyra, todos de Westeros devem se posicionar. E se o mundo dos homens sobreviver, uma Targaryen deverá estar sentada no Trono de Ferro.
Um rei ou uma rainha, forte o suficiente para unir o Reino contra o frio e a escuridão. Aegon chamou este sonho de “A Canção de Gelo e Fogo”.
Este segredo foi passado do rei para seu herdeiro desde os tempos de Aegon. Agora, você deve prometer carregá-lo e protegê-lo.”
Nós sabemos que essa visão se concretiza. Os caminhantes brancos chegam do Norte e atacam Westeros e é somente por conta de uma aliança entre dois Targaryens que o reino é capaz de reunir homens suficientes para derrotar o Rei da Noite.
Nos livros de Martin, as razões de Aegon para conquistar Westeros são mais misteriosas. O autor havia comentado que talvez Aegon tivesse uma visão da ameaça que viria 300 anos no futuro. Agora, ao que parece, esse sonho é canônico.
Para saber mais se Aegon sabia dos white walkers, confira o vídeo a seguir:
Visão de Viserys de seu filho nascido usando uma coroa
Primeiro, o rei descreve um sonho para sua esposa Aemma em que seu filho nasce usando uma coroa.
“O sonho foi mais claro que uma memória. Nosso filho nasceu usando a Coroa de Ferro de Aegon. E eu ouvi o som de cascos trovejando, dos escudos se partindo e das espadas ressoando. E eu coloquei nosso filho no Trono de Ferro enquanto os sinos do Alto Pardal soavam e todos os dragões rugiam como um”, contou o Rei.
Sua esposa, de fato, teve um filho. E talvez os sons de cascos e escudos e espadas se refiram ao torneio que está em andamento quando a rainha entra em trabalho de parto. Mas mãe e filho morrem.
A visão de Daenerys do Trono de Ferro na neve
Na segunda temporada de Game of Thrones, Daenerys entra na Casa dos Imortais e tem duas visões. Um é um mundo falso inatingível, onde ela pode se reunir com seu marido e filho mortos. Outra mostra o que ela acredita ser o futuro, o Trono de Ferro ao ar livre com o que parece ser neve caindo sobre ele.
E, de fato, vemos essa visão do Trono de Ferro ganhar vida no último episódio de Game of Thrones. Quando Daenerys toma Porto Real, ela destrói a Fortaleza Vermelha. O trono é deixado ao ar livre, com o que sabemos agora são as cinzas da cidade que Daenerys queimou caindo sobre ele.
Acontece que a profecia também tinha um significado simbólico: a “neve” caindo no banco prediz a ameaça de outro Targaryen, Jon Snow, que tem o sangue do Norte dentro dele. Jon, é claro, mata Daenerys logo depois que ela vê o trono.
O que são sonhos de dragão?
As premonições dos Targaryen ficaram conhecidas como ‘sonhos de dragão’. Como o “sangue do dragão”, alguns Targaryen possuem a habilidade de ver profecias em seus sonhos.
Se você está se perguntando por que Daenerys nunca teve seus próprios sonhos proféticos, basta recorrer aos livros.
Embora essas profecias não estejam claramente incluídas na série, Daenerys tem muitos vislumbres vagos do futuro em “As Crônicas de Fogo e Gelo”.
Antes de seu casamento com Drogo, ela tem visões de um dragão negro que a salva de seu irmão abusivo, Viserys. Antes de conquistar a Baía dos Escravos, ela sonhava em derrotar um exército coberto de gelo.
Então, obviamente, esses sonhos vêm com uma desvantagem irritante: eles são vagos e abertos à interpretação. Na verdade, um dragão não chega para salvar Daenerys de seu irmão; é quando seu próprio dragão interior desperta que Viserys encontra sua queda. E quanto ao exército de gelo, Dany assume que mais tarde derrotará os exércitos de Westeros, mas o sonho representa sua batalha contra o Rei da Noite.
Enquanto Game of Thrones decidiu ignorar as tendências proféticas dos Targaryen, A Casa do Dragão claramente optou por abraçá-las. Para ser justo, é muito mais difícil ignorar uma habilidade tão significativa quando há muito mais Targaryens na narrativa.
Mas também contribui para uma adição sinistra à história. Só no primeiro episódio, dois sonhos diferentes são referenciados. Vale destacar aqui que nem todo sonho de Targaryen é uma profecia ou um ‘sonho de dragão’, às vezes eles são apenas sonhos.
Inscreva-se em nossa newsletter para não perder nada sobre A Casa do Dragão, prequel de Game of Thrones, e receber as últimas novidades!