Share This Article
Preso no ‘void’ – ‘vazio’ – com suas outras variantes, Loki descobre os verdadeiros limites de seus poderes em Loki 01×05!
Os últimos quatro episódios de Loki exploraram as questões de identidade, destino e determinação, explorando a ideia de que se os Lokis podem mudar para melhor ou se algo essencial sempre irá mantê-los rodeados de caos e dor.
Em “Journey Into Mystery”, Loki (Tom Hiddleston) finalmente percebe que tem o poder de escolher se tornar quem ele quer ser, o que o ajuda a liberar o melhor de si mesmo. Mas antes que isso aconteça, ele precisa enfrentar as piores partes de si mesmo.
Depois que Ravonna (Gugu Mbatha-Raw) atinge o deus e o envia para o lugar que até então achávamos que seria ‘a morte certa’, Loki acorda no Void, um mundo onde linhas do tempo ramificadas e suas variantes acabam. É também um mundo repleto de easter eggs da Marvel – incluindo uma Torre Qeng, outra dica de que Kang, o Conquistador, pode estar envolvido em tudo isso. O próprio Loki tem mil perguntas, mas Classic Loki (Richard E. Grant), Boastful Loki (DeObia Oparei), Kid Loki (Jack Veal) e Alligator Loki (que é uma fonte de comédia em todo o episódio) a maioria só quer sobreviver ao Alioth, uma tempestade viva que consome matéria e energia e impede que qualquer coisa saia do ‘Vazio’. Alioth, que se parece um pouco com a entrada da Caverna das Maravilhas em Aladdin, também tem uma conexão com Kang nos quadrinhos, o que é outra dica de seu possível envolvimento.
Obviamente, Loki teve alguns dias difíceis, mas ele realmente só quer voltar para a TVA e para Sylvie (Sophia Di Martino). Como ele não tem um TemPad, a única maneira de fazer isso parece ser destruindo Alioth. Os outros Lokis acham que é um plano maluco e que a única coisa que podem fazer agora é simplesmente sobreviver, ou seja, o destino de todos os Lokis.
Vários Lokis
Loki permanece confuso, mas usa o tempo para entender o que esses outros Lokis dizem sobre ele mesmo – e ele não gosta do que vê. Enquanto o evento nexo de Kid Loki estava matando Thor, ele parece ser o mais sensato dos três, enquanto o Boastful Loki prova ser fiel ao seu nome
Seguindo os outros Lokis de volta ao seu covil subterrâneo, Loki aproveita a oportunidade para questionar suas outras variantes, vendo se todos os seus destinos deveriam terminar nas mãos de Thanos ou se há outra opção. O Loki clássico escapou de Thanos através da feitiçaria, mas depois de ficar sozinho em isolamento, ele tentou procurar aqueles que poderiam sentir sua falta e foi preso pela TVA. Eles se perguntam por que Loki quer voltar para a TVA e questionam se ele deixou seu propósito glorioso lá. Pensando em Sylvie, Loki admite suavemente que é algo assim…
Sylvie
Sylvie, entretanto, está de volta à TVA tentando obter respostas de Ravonna, que afirma não saber quem está por trás da TVA, mas quer descobrir. Ainda não sabemos se Ravonna está sendo completamente sincera, mas ela explica a Sylvie como o Vazio funciona e que Loki ainda está vivo, apenas preso para nunca mais voltar. Muita discussão se segue sobre a natureza do Vazio e o fim dos tempos, e Sylvie percebe que algo deve estar além do fim dos tempos e é onde eles encontrarão a pessoa responsável por tudo isso.
Ravonna joga junto com Sylvie, usando Miss Minuto (Tara Strong) como uma distração antes que os Minutemen invadam a Corte do Tempo para capturar Sylvie. Mas ela é muito rápida para eles. Segurando o TemPad de Ravonna, Sylvie sabe que tem apenas uma oportunidade de escapar e se “podar” – entrar no vazio. Ravonna mente, dizendo que Sylvie está morta, mas sabe depois de uma conversa com um B-15 preso que quem fundou a TVA precisa ser protegido.
De volta ao vazio
Sylvie se encontra no vazio – e bem no meio do caminho de Alioth. Ela consegue se conectar à besta por um momento por meio de encantamento, o que lhe dá uma ideia de como derrotá-la. Ela ouve a buzina de um carro à distância, momento em que vemos o retorno do Agente Mobius (Owen Wilson), que a coloca em uma van de entrega de pizza toda detonada.
Naturalmente, Mobius e Sylvie discutem sobre quem realmente é o vilão na TVA, mas Mobius eventualmente se desculpa por caçá-la por tanto tempo. Sylvie teme que Alioth já tenha pego Loki, mas Mobius acredita que ele ainda está vivo. Suas cenas são curtas, mas Wilson e Di Martino demonstram que têm muita química um com o outro quanto com Tom Hiddleston.
De volta ao covil Loki, Loki está farto de conviver com várias versões de si mesmo e decide que vai voltar para a TVA. Ele conta a eles sobre Sylvie, reconhecendo que ela é assustadora, mas é isso que a torna maravilhosa. Ele acha que ela precisa dele para derrubar o TVA e tenta convencer suas variantes a entrar em ação, mas a turma triste apenas ri da ideia de se juntar a ele.
Frustrado, o deus tenta escapar, mas fica cara a cara com o presidente Loki, que também é interpretado por Hiddleston – tão bem interpretado que é quase um crime. Acontece que o Boastful Loki revelou sua localização, mas o Presidente Loki o traiu, e o corpo a corpo que se seguiu mostra os piores traços de Loki em ação. Enquanto o inferno se solta, Loki escapa dos loucos com Classic Loki, Kid Loki e Alligator Loki, mas não antes de este último arrancar a mão do Presidente Loki.
Os vários Lokis estão tão frustrados tanto consigo mesmos quanto uns com os outros. Classic Loki acha que eles estão todos ‘quebrados’ – todas as versões – para sempre. Kid Loki diz que sempre que um deles tenta se consertar, a TVA simplesmente os envia para cá.
Nada pode mudar para eles até que a TVA seja vencida, e Loki confia em Sylvie para fazer isso. Mas Alioth deve ser destruído antes que eles possam deixar o Vazio. As variantes restantes de Loki acham que se aproximar de Alioth é sentença de morte, e embora eles levem Loki para sua localização, eles não vão lutar – ele segue sozinho.
Loki não tem um grande plano para destruir Alioth, e uma vez que ele o vê demolir o USS Eldridge (um navio americano real que supostamente foi teletransportado como parte do chamado Experimento Filadélfia), ele percebe que será muito mais complicado do que parece. Mas antes que possa ir longe, ele ouve um carro ao longe. Dizer que ele está muito feliz por ver Sylvie e Mobius chegar é um eufemismo.
Loki faz apresentações gerais, acrescentando que é melhor não questionar a presença de Alligator Loki, mas apenas seguir em frente. Loki conta a Sylvie seu plano, mas mostrando que ela pode realmente ser a Loki superior, Sylvie argumenta que é estúpido porque Alioth é apenas um cão de guarda para quem está controlando a TVA. Sua estratégia é encantá-lo, o que Loki diz ser insano, porém a confiança de Sylvie convence Mobius de que ela está certa.
Enquanto Mobius e Classic Loki debatem se Alligator Loki é realmente um Loki ou não, Loki e Sylvie sentam-se na grama como dois adolescentes tímidos tentando lutar contra seus sentimentos óbvios um pelo outro. Eles discutem seu evento nexo, evitando o fato de que podem estar apaixonados, mas depois que Loki conjura um cobertor para os dois (embora ambos sejam Gigantes de Gelo, então eles não podem estar com frio, podem?), eles percebem que podem realmente confiar um no outro, que eles não são mais os vilões que podem ter sido antes. Talvez um dia, quando a TVA acabar, eles possam descobrir seu futuro juntos. Embora eles estejam à beira de enfrentar sua condenação, toda a conversa é positivamente adorável.
Enquanto Mobius e os vários Lokis se reúnem diante do furioso Alioth, Sylvie está determinada a encantá-lo e entrega o TemPad a Loki para que ele possa escapar. Provando que realmente evoluiu, o deus opta por ficar ao lado dela e dá o TemPad para Mobius. Os outros Lokis decidem ficar no Vazio também, não para lutar contra Alioth, mas simplesmente para viver. Kid Loki dá a Loki uma adaga dourada antes de partir, embora Classic Loki pareça duvidar de sua decisão.
Mobius diz que retornará à TVA para incendiá-la e agradece a Loki por ter feito ele despertar para a verdade. Ele oferece sua mão, mas Loki o puxa para um abraço caloroso, dizendo “Obrigado, meu amigo.” Sendo o espertinho que é, Mobius responde dizendo a Sylvie que ela é sua favorita antes de desaparecer no portal.
Loki e Sylvie inicialmente confrontam Alioth sozinhos, com Loki tentando causar distração o suficiente para permitir que Sylvie encante a besta, mas quando eles começam a falhar, Classic Loki vem em seu socorro, cavando fundo em seu poço de poder para criar uma versão de Asgard que Alioth começa a devorar. A série é uma alegoria para ‘pessoas danificadas’ que encontram sua força interior. Então, Loki percebe que todos eles são mais poderosos do que pensavam, incluindo ele mesmo. Sylvie pega sua mão e, embora Loki diga que não sabe como encantar, ele coloca sua fé nela.
Enquanto Alioth triunfa sobre os dois, Loki finalmente entende seu propósito glorioso e, junto a Sylvie, canaliza um tremendo poder de encantamento em uma cena que é poderosa e um pouco romântica. Alioth desaparece, revelando um castelo no espaço que se parece muito com Chronopolis, onde Kang, o Conquistador, governa.
Ele tem reinado na TVA todo esse tempo? Ou seria outra pessoa? Outro Loki, talvez? Quem quer que seja, há algo muito mais do que vários Lokis e, como este episódio prova, é realmente uma coisa poderosa.