Share This Article
“Quando eu nasci, o nome para o que eu era não existia”
Madeline Miller, Circe
Alerta! Este recap contém spoilers de Loki 01×04, do Disney+.
Recapitulando o que aconteceu nos bastidores de Loki 01×03: Anteriormente, no começo da semana passada, o roteirista de Loki, Michael Waldron, revelou que o chiclete ‘Kablooie’ é uma referência a Calvin e Haroldo:
Uma pequena contribuição para a seção de curiosidades de Loki: Kablooie foi uma homenagem ao meu escritor favorito, Bill Watterson. Bill, se você está por aí, não está lendo isso porque não há chance de você ter um Twitter.
Voltando ao episódio quatro, no início de Loki 01×04 ‘The Nexus Event’, vemos uma jovem Sylvie (Cailey Fleming) brincando em Asgard e logo um portal do tempo se abre e Ravonna Renslayer (Gugu Mbatha-Raw) o atravessa.
Renslayer identifica Sylvie como “sua variante” e a prende por crimes contra a Linha do Tempo e depois reseta a linha do tempo, desintegrando tudo nela (incluindo o adorável brinquedo Fenrir da pequena Sylvie…).
Logo, Sylvie é levada para a Autoridade de Variância Temporal e é submetida aos mesmos procedimentos de admissão que vimos com Loki (Tom Hiddleston). Assim como aconteceu com o deus de Asgard, ela vê outra variante sendo desintegrada por um guarda e grita para que alguém o ajude … mas a instituição não tem grandes objetivos de ajudar alguém, como pudemos perceber ao longo deste quarto episódio.
Depois de ser submetida ao dispositivo de derretimento de robô (aparentemente Sylvie também não é um robô – melhor sorte da próxima vez, Arcade), vemos a jovem Sylvie na corte do tempo. No entanto, quando ela está prestes a receber a sua sentença, ela pisa no pé de Renslayer e foge por um portal do tempo que abre com o TemPad do Caçador.
Anos depois, nos dias atuais (se é assim que o tempo funciona na TVA), vemos Renslayer ansiosa em pé dentro do elevador dourado. As portas se abrem e ela entra em uma sala cheia de névoa. Os três Guardiões do Tempo estão sentados em tronos brilhantes…
The Nexus Event
Depois da abertura, parece que tivemos um salto no tempo (de novo, é assim que funciona o tempo na TVA): Renslayer sai do elevador e encontra Mobius M. Mobius (Owen Wilson), que imediatamente começa a exigir informações.
Renslayer diz a ele que os Guardiões do Tempo a culpam pelas artimanhas e espadas de Sylvie, e ela relembra que eles são as únicas coisas entre a ordem da Linha do Tempo Sagrada e o caos multiversal. Ainda assim, Mobius insiste que gostaria de conversar com a C-20 (Sasha Lane) – lembram dela? No episódio anterior, ela foi encontrada repetindo ‘é real, é real’. Ele quer saber o que as palavras que ela repetiam realmente significavam, mas Renslayer diz a Mobius que C-20 está morta.
Renslayer explica que o C-20 foi vítima de Sylvie e teve a mente muito danificada. Mobius insiste que ela parecia bem, mas Renslayer diz a ele que sua condição piorou depois que ela voltou para a TVA e que esse fato foi mantido em segredo para evitar o pânico geral. Em outras palavras, Renslayer está agindo de forma extremamente suspeita.
Enquanto isso, em Lamentis, Loki e Sylvie estão sentados juntos em algumas rochas enquanto mais meteoritos caem de um céu roxo. A dupla reflete sobre sua situação, e Sylvie diz que foi simplesmente pelo fato de ter nascido como a Deusa da Trapaça que ela criou um Evento Nexus: seu gênero foi suficiente para criar uma ramificação na Linha do Tempo Sagrada, algo que acabou atraindo a atenção da TVA.
Sylvie confirma que passou sua vida fugindo da TVA, se escondendo em vários apocalipses e lamenta que agora irá morrer em Lamentis-1.
Na sala de controle da TVA, Mobius e Hunter B-15 (Wunmi Mosaku) observam ansiosamente um monitor na esperança de que uma nova ramificação ocorra e eles possam encontrar os fugitivos.
Conforme mais destroços caem na superfície de Lamentis-1, Sylvie questiona se Lokis estão destinados a perder, e Loki insiste que eles não são perdedores, eles são sobreviventes – mesmo nas circunstâncias mais sombrias.
É justamente neste ponto que a TVA começa a detectar uma variante em Lamentis-1, em 2077. Conforme a colisão atinge a Máscara de Majora, Loki e Sylvie dão as mãos. Os dois olham nos olhos um do outro e a ramificação da Linha do Tempo Sagrado fica ainda mais pronunciada, atraindo a atenção de Mobius. B-15 confirma que ela nunca viu nada parecido também.
Em Lamentis-1, pouco antes de Loki e Sylvie serem esmagados pelos destroços da onda de choque que se aproxima, duas portas do tempo se abrem…
Sylvie e Loki acabam presos
Sylvie e Loki são presos, colocados naquelas coleiras que controlam o tempo e levados para a TVA. Os dois estão separados.
Mobius e Loki chegam até a antiga sala, onde Loki foi entrevistado antes. Mobius o chama de idiota, péssimo amigo e abre um portal do tempo sinistro. Antes de Loki ser forçado a passar, ele diz a Mobius que a TVA está mentindo … o que, pelo que sabemos, está certo!
Lá dentro, Loki se encontra em um pátio de aparência Asgardiana. Logo, Lady Sif (Jaimie Alexander) aparece. Ela está furiosa com Loki, aparentemente por cortar seu cabelo, e ela o ataca verbalmente antes de socá-lo no estômago e seguir em frente.
O acontecimento em si já é péssimo, mas então percebemos que ele está preso em um loop temporal e a cena vai continuar se repetindo indefinidamente.
Por um lado, esta é outra forma estranha de punição temporal. Por outro, é uma ótima maneira de simbolizar a crise central do personagem de Loki.
Mas, graças ao loop temporal da memória ruim, Loki está sujeito às consequências de sua má decisão repetidas vezes … uma medida punitiva horrível, se você pensar sobre isso. E Loki aparentemente terá muito tempo para pensar sobre o que fez naquela ocasião…
Enquanto isso, na TVA…
Mobius visita o escritório de Renslayer. Ele quer interrogar Sylvie, assim como Loki, mas Renslayer nega seu pedido, dizendo que ela é muito perigosa. Claramente, Renslayer está escondendo algo, mas Mobius não desiste, até que Renslayer apenas diz a ele para “trabalhar seu Loki”.
Depois de uma breve conversa com B-15, Mobius liberta Loki do loop temporal, trazendo-o de volta à sala de interrogação. Loki acusa Mobius de estar em um loop metafórico próprio, com os dois usando ameaças e chantagem para tentar coagir um ao outro.
Mobius tenta entender melhor a natureza do relacionamento entre Loki e Sylvie. Mobius ameaça colocar Loki de volta no loop e o deus estremece, alegando que fazia parte do plano de Sylvie o tempo todo. Mobius afirma que Sylvie foi podada por B-15, e Loki está claramente de coração partido, embora ele tente fingir o contrário.
Logo, fica claro que eles estão atraídos um pelo outro. Mobius admite que Sylvie não foi realmente podada, enquanto zomba de Loki por ser tão narcisista a ponto de se apaixonar por si mesmo.
Loki insiste que ele e Sylvie simplesmente têm um objetivo comum de derrubar os Guardiões do Tempo, o que ele sugere que pode ser necessário. Mobius fica surpreso, mas Loki insiste que está dizendo a verdade, antes de finalmente gritar que todos que trabalham na TVA são Variantes, não criadas pelos Guardiões do Tempo, mas sequestradas por eles.
Variantes até o fim
Fora da sala, B-15 está se questionando. Ela olha ansiosamente para um dos posters de propaganda da TVA antes de sacar sua arma e entrar. Sylvie tenta começar com algumas brincadeiras, mas B-15 simplesmente abre um portal temporal para Haven Hills, Alabama em 2050, acenando para Sylvie seguir.
No estacionamento da Roxxcart em 2050, B-15 e Sylvie estão paradas enquanto o furacão Categoria Oito se aproxima. B-15 diz que viu algo quando Sylvie esteve em sua cabeça e Sylvie diz que mostrou a ela a vida que tinha antes de ser sequestrada para a TVA.
Sylvie diz a B-15 que os Guardiões do Tempo não a criaram, eles tiraram sua vida anterior – todos que trabalham para a TVA são Variants, o mesmo que Sylvie ou Loki são. B-15 pede para que Sylvie mostre mais uma vez sua vida anterior.
A música é melancólica quando a respiração de B-15 para. Não vemos o que ela vê, mas ela soluça: “Pareço feliz … e agora?”
Na biblioteca, Mobius se esgueira entre as prateleiras e puxa o TemPad que pegou de Renslayer. Ele pesquisa informações sobre C-20 e descobre que ela está classificada como “falecida”. Ele acessa o arquivo da missão para o desastre Roxxcart e encontra um vídeo dela insistindo que a memória que Sylvie mostrou era real, afirmando que ela (e todos os outros na TVA) eram variantes e declarando que estava indo embora … antes Renslayer se inclina e a desintegra.
Mobius segue para o loop temporal onde prendeu Loki e o ajuda a sair de lá para resgatar Sylvie. Mas assim que eles deixam a célula do tempo, são confrontados por Renslayer e seus guardas. Renslayer acusa Mobius de tomar o TemPad dela e ele o entrega, embora Mobius tente se fazer de despercebido. Mobius diz a Renslayer que se ele pudesse ir a qualquer lugar, ele iria para o lugar de onde foi capturado (talvez haja um jet ski), revelando a ela que ele sabe que é um Variante.
Mas com grande conhecimento vem uma grande desintegração, e Renslayer ordena a um dos guardas para podá-lo … e Mobius é desintegrado sem cerimônia.
Grandes e poderosos Guardiões do Tempo
Loki é conduzido por um guarda, mas quando Renslayer chega à sala de Mobius, ela encontra Sylvie sozinha. Renslayer afirma que o B-15 foi comprometido pela variante e emite um alerta.
Renslayer traz Loki e Sylvie para o elevador dourado e então dispensa os guardas. Enquanto o trio sobe as escadas, Sylvie pergunta se Renslayer se lembra dela. Após a confirmação, Sylvie pergunta a Renslayer por que ela foi trazida – qual foi seu evento Nexus? Renslayer diz que não importa e Sylvie insiste que deve ter sido importante tirar a vida dela. Renslayer diz que não se lembra.
É uma demonstração perfeita de como as instituições permitem que certos indivíduos “privilegiados” (como Renslayer, naquele contexto) exerçam controle sistêmico sobre outros indivíduos (como Sylvie). Ainda que não haja nenhuma razão real para que isso seja assim (Renslayer nem mesmo se lembra do Evento Nexus de Sylvie, a justificativa declarada para seu abuso) … especialmente porque parece mais provável que, como B-15 e Sylvie, Renslayer seja, na verdade, outra variante – outra igual.
As portas do elevador se abrem e todos os três personagens entram na sala enevoada. Renslayer se dirige aos Guardiões do Tempo e os três começam a exibir sua autoridade sobre Loki e Sylvie.
As portas douradas do elevador se abrem e B-15 entra na sala enevoada. Ela desativa as coleiras em volta dos pescoços de Loki e Sylvie e, em seguida, joga o slogan da TVA em Renslayer e a espada de Sylvie para seu dono. B-15 é incapacitada pelos guardas antes de Loki e Sylvie começarem a lutar.
Sylvie e Loki conseguem vencer os guardas e Renslayer. Eles seguem em direção aos Guardiões do Tempo e decapitam aquele que está no centro do trio … apenas para descobrir que são “andróides irracionais”.
Enquanto Loki e Sylvie contemplam as implicações, Loki declara que “nunca para”, mas antes que ele possa elaborar mais … Renslayer aparece e o desintegra…
Sylvie parece arrasada (mas não muito surpresa) antes de pegar a arma de Renslayer e virá-la para o chefe da TVA. Renslayer diz a ela para ir em frente, mas Sylvie exige algumas respostas … e os créditos rolam.
Além dos créditos
Mas então temos uma sequência pós-créditos que sugere que as armas usadas pela TVA podem não ser tão fatais quanto parecem. Loki acorda em uma versão em ruínas da cidade de Nova York (incluindo uma Torre dos Vingadores incendiada), e sendo ameaçado por quatro Loki: um Loki mais velho, uma versão criança (Jack Veal), o que pode ser uma combinação de Loki e Thor (Deobia Oparei) e … jacaré Loki?