Share This Article
A canção foi interpretada por Podrick em Game of Thrones e há quem diga que ela pode nos dar pistas do que está por vir.
Como David Benioff, um dos showrunners de Game of Thrones, reconheceu no especial para o canal da HBO no Youtube, “Por Dentro do Episódio” que ainda que a canção de Jenny seja famosa nos livros, apenas os primeiros versos são apresentados no texto. Por isso, eles precisaram compor os versos seguintes para a adaptação televisiva.
A total importância da música ainda não foi revelada, mas sabemos que ela se refere a Jenny de Pedrasvelhas, uma camponesa por quem o príncipe herdeiro, Duncan Targaryen, se apaixonou e abriu mão do trono para se casar. A coroa então passou para seu irmão mais novo e depois para Aerys II, o rei louco. O fato desencadeou os eventos em torno de Rhaegar e Lyanna, consequentemente a Jon e Daenerys.
Mas há uma potencial camada adicional de significado para os fãs dos livros de George R.R. Martin.
“Jenny’s Song” é uma canção oferecida por uma personagem do livro chamado fantasma de High Heart, uma bruxa da floresta que tem sonhos proféticos muito precisos. Ela exige a música como pagamento por suas visões e a canção parece ser sobre uma velha amiga dela: Jenny of Oldstones. (Algumas pessoas acreditam que o fantasma de High Heart é, na verdade, Jenny, mas não há provas de uma forma ou de outra.)
Jenny teve um caso de amor com o príncipe Duncan Targaryen que abdicou do trono para se casar com ela. Por causa disso, seu sobrinho, Aerys II, finalmente acabou no trono. (A série simplificou a árvore da família Targaryen e fez Duncan irmão de Aerys).
Na Dança dos Dragões, Barristan Selmy diz a Daenerys: “O Príncipe das Libélulas amava Jenny de Oldstones tanto que ele deixou de lado a coroa e Westeros pagou o preço com cadáveres.”
- Leia também: As visões Targaryen no universo de Game of Thrones
Duncan, provavelmente Jenny e vários outros Targaryens morreram em um enorme incêndio em Solarestival. Acredita-se que a tragédia foi causada pelo pai de Duncan, o rei Aegon V, tentando fazer dragões renascer em Westeros. Foi lá, durante o incêndio, que o irmão de Daenerys e pai de Jon Snow, o príncipe Rhaegar, nasceu.
Jenny consultou uma amiga clarividente, provavelmente o fantasma de High Heart, e a mulher previu que o Príncipe Prometido (o messias de Westeros, também conhecido como Azor Ahai) viria da linhagem de Aerys (o Rei Louco) e Rhaella Targaryen – e por isso eles foram obrigados a se casar. Estes são os pais de Dany e avós de Jon, o que torna ambos bons candidatos a salvadores de Westeros.
Um fato interessante é que alguns leitores dos livros acreditam que “Jenny’s Song” foi na verdade escrita pelo próprio Príncipe Rhaegar. Ele cantou uma canção em uma festa no Torneio de Harrenhal que fez a mãe de Jon Snow, Lyanna Stark, chorar.
Esta parece ter sido a origem de seu caso de amor e muitos acham que foi a canção que ganhou Lyanna. A inclinação para a música e poesia é lembrada por Daenerys na cena em que Jon conta para ela que é filho de Rhaegar, quando o episódio caminha para o final.
Alguns defendem ainda que as Crônicas de Gelo e Fogo (em inglês: A Song of Ice and Fire)em si pode ser a “Canção de Jenny”. Mas isso parece um pouco literal demais.
De qualquer forma, é uma música ligada ao amor de Rhaegar e Lyanna, à origem de Jon e Dany, à profecia de Azor Ahai, aos que estão condenados a morrer e àqueles que viverão para lembrá-los.
A música toca enquanto cenas de vários personagens passam na tela: Sam e Gilly, Theon e Sansa, Arya e Gendry, Verme Cinzento e Missandei e finalmente Jon e Daenerys, o que deve nos deixar preocupados quanto aos nossos personagens favoritos e as pessoas que viverão para lamentá-los.
A versão dos créditos finais é interpretada pela banda Florence + The Machine e tem uma segunda estrofe acrescentada, ela conta sobre uma dança através do dia também através da noite, pelo verão e pelo inverno e sobre muralhas que desabaram enquanto várias imagens dos personagens vão passando ao fundo do lyric vídeo, como se estivessem em despedida.
Ao final do clipe, vemos cenas de Rhaegar e Lyanna no momento do casamento deles e do nascimento de Jon.
- Leia também: Quando a Casa Targaryen foi para Westeros?