Share This Article
De Corredor a Rei dos ratos: seu guia para os estágios da infecção de ‘The Last of Us’
Nunca pensei que fosse escrever matérias sobre The Last of Us. Preconceitos meus. Mas aqui estou. A série é muitas coisas, menos ‘mais uma produção de zumbis’.
A complexidade das histórias que foram mostradas até agora trazem um casal gay envelhecendo juntos em meio a um apocalipse, reflexões sobre crianças que nasceram em um mundo perdido, ótimas músicas e ainda entrega um thriller de sobrevivência movido a fungos.
Como o jogo de videogame, The Last of Us da HBO retrata vários estágios da infecção por Cordyceps. Ainda que não tenhamos visto todos os estágios até agora, o jogo nos dá uma progressão detalhada.
Fiz uma varredura dos estágios de infecção e o que podemos esperar conforme a série avança. Segue o fio!
Estágio 1: Runner, ou Corredor
Lembra daquela cena no episódio 1, onde Sarah está olhando para DVDs e a velhinha atrás dela começa a ter uma convulsão? Esse é o estágio 1 da infecção por Cordyceps.
Após sua infecção, a vizinha ganha a habilidade de se mover de forma desumanamente rápida, atacando e matando os outros membros de sua família.
Nesta fase, os infectados ainda parecem humanos, mas se comportam como os zumbis pelos próximos 14 dias, perseguindo suas presas e destruindo-as.
O estágio runner diz respeito aos infectados entre 2 dias e 2 semanas. É a etapa na qual o hospedeiro vai perdendo a sua função cerebral superior e com ela a sua humanidade.
Aos poucos a vítima da infecção começa a perder a visão, mas seus sons e expressões são bastante humanos, levando alguns a acreditarem que há certo grau de consciência ali.
Estágio 2: Stalker, ou Perseguidor
O próximo estágio da infecção é o stalker. Os infectados começam a mostrar sinais visíveis do Cordyceps crescendo dentro de seus corpos, com cogumelos saindo da pele aqui e ali.

Este estágio dura a partir da segunda semana até um ano desde a infecção. Aqui, os gemidos humanos começam a virar ruídos mais irreconhecíveis.
No jogo, os Stalkers costumam ficar presos às paredes com fungos e, embora não sejam tão rápidos quanto os Runners, eles são capazes de perseguir uma presa com certa velocidade, apresentando uma natureza ágil e furtiva.
Vimos alguns corpos presos às paredes nos primeiros episódios da série, mas ainda não está claro se eles ainda são móveis o suficiente para atacar.
A pessoa que Ellie encontra enterrada sob os escombros no episódio 3 pode ser um Stalker – visivelmente infectado, mas ainda não é um Clicker.
Estágio 3: Clicker, ou Estalador
Aqui é onde as coisas ficam realmente assustadoras.

No momento em que alguém atinge o estágio de Clicker, o corpo contém tantos fungos que o crânio se abre, revelando enormes cogumelos. Esses cogumelos obscurecem os olhos, deixando a vítima completamente cega, então eles usam ruídos de cliques como uma forma de ecolocalização para encontrar suas presas.
Apesar da cegueira, os estaladores possuem uma força muito maior do que nos estágios anteriores e também são muito mais agressivos. Este estágio costuma ocorrer por cerca de uma década.
Estágio 4: Vermes, Baiacus ou Bloaters
É tentador pensar nos Clickers como o estágio mais avançado da infecção por Cordyceps, mas esse fungo não para.
Depois de se tornar um Clicker, o infectado progride gradualmente para Bloater, ou Baiacu. Eles são lentos e cobertos de cogumelos, que agem como uma espécie de armadura.

Neste estágio, o hospedeiro desenvolve uma espécie de placas fúngicas endurecidas na maior parte do corpo que o tornam extremamente resistente. Por esse motivo, rifles e demais armas não são as melhores maneiras de matá-los, mas sim o fogo.
Apesar de possuírem a mesma habilidade de ecolocalização dos cliques, ela não é mais tão eficiente. No jogo, esses cogumelos estão cheios de ácido mortal, e os Bloaters podem arrancá-los e jogá-los em você.
Shamblers
Há uma variação dos Baiacus chamada Shambler, ou trôpego, que podem atirar ácido diretamente sem ter que se atrapalhar com seus próprios chapéus de cogumelo.
Eles se desenvolveram na água ou em ambientes muito úmidos e por isso possuem características diferentes dos Bloaters ‘comuns’.
Estágio 5: Rei Rato, ou Rat King
Há uma lenda urbana na cidade de Nova York sobre um bando de ratos com o rabo amarrado.
Coletivamente, esses ratos são chamados de Rat King, e é nisso que se baseia esse estágio final da infecção por Cordyceps.
Eventualmente, no jogo, os corpos dos infectados começam a se decompor e se misturar em enormes aglomerados. Como um clássico chefão dos videogames, o Rat King é um inimigo formidável, mas resta saber se um deles fará uma aparição na série da HBO.
O que achou? Sentiu falta de alguma coisa? redacao@ninfacrocodilo.com.br