Share This Article
Atenção! Este artigo contém spoilers do episódio 3 de The Last of Us!
As mudanças que The Last of Us operou em alguns arcos de personagem ao longo da série parecem ser muito importantes para o desenrolar da narrativa. Quem discorda disso não entendeu nada a respeito do propósito de adaptar uma história de uma mídia para outra.
O objetivo de uma adaptação nunca é (nem pode ser) simplesmente transferir todo o conteúdo de uma plataforma para outra, visto que cada veículo propõe uma experiência diferente para quem está fazendo uso dele.
No entanto, era apenas uma questão de tempo até que os “puristas” do videogame ficassem bravos com o episódio 3 de The Last of Us da HBO, intitulado “Por muito, muito tempo” – sobretudo por um motivo específico: a relação entre Bill e Frank é bem diferente do material de origem.
A série, em sua maior parte, tem sido bastante fiel ao jogo com apenas algumas pequenas mudanças nos personagens que conhecemos, mas com a interpretação de Nick Offerman para o Bill, temos um arco diferente para o homem que criou sua própria cidade para ficar seguro após o Outbreak Day.
No mundo pós-apocalíptico de The Last of Us, Bill e Frank são duas pessoas que vivem longe do controle do governo e que Joel e Tess conheceram de passagem.
O que acontece na série?
Na série, Bill (Nick Offerman) e Frank (Murray Bartlett) vivem nos arredores de Boston em um lugar que Bill projetou e consolidou para si.
Portanto, o lugar é resultado das habilidades de sobrevivência de Bill e Frank acabou acidentalmente caindo em uma das armadilhas que Bill espalhou ao redor de sua ‘fortaleza’.
Os dois se apaixonam e a história deles continua a partir daí.
O que aconteceu no jogo?
No jogo, é mais sobre como Bill tem coisas que Joel precisa, e suas interações são muito menos pessoais do que na série. Frank quase não está lá. Então, por isso, o retrato das personagens é tão diferente.
Para ter uma ideia melhor de como os dois foram retratados de forma diferente no jogo e na série, vou incluir aqui um tweet que mostra um pouco melhor sobre a relação de Bill e Frank no jogo.
(Lembrando que se trata de uma cena delicada. Então, certifique-se de que está bem antes de acessar o vídeo e ler a carta deixada por Frank.)
O que essas mudanças representam?
As diferenças entre os dois arcos, são apenas isso: diferenças. Contudo, na minha humilde opinião, essas mudanças foram para melhor.
Ainda que o jogo nos dê muitos personagens secundários com os quais nos preocupar, eles estão apenas brevemente na história dos protagonistas Joel Miller e Ellie Williams. Eles não são importantes o suficiente para voltar e, até mesmo, para ter algum impacto profundo na maneira como os protagonistas enxergam aquele mundo.
Nós, como jogadores, muitas vezes ficamos com perguntas sem respostas. Com a série, porém, eles têm a oportunidade única de mudar isso, e o fazem, dando a Bill um arco e uma história que nunca vimos no jogo.
Na maior parte, o que vemos no jogo é simplesmente um homem triste que foi deixado sozinho e com o coração partido. Ele está com raiva do mundo, não quer ajudar ninguém e é apenas mau.
A série da HBO ainda consegue trazer esses elementos para Bill, mas ele está feliz e podemos realmente ver uma história de amor se desenrolar, adicionando outras possibilidades para aquele mundo, expandindo o que sabemos a respeito dele. Não somos apenas constantemente bombardeados pelo tumulto do apocalipse.
Com certeza, Bill não está lá para conhecer Ellie como no jogo, mas, em vez disso, podemos ver o quanto Frank significou para ele e para o relacionamento deles.
O amor entre Bill e Frank é extremamente importante para a série
Este episódio é aquele que realmente destaca um aspecto de uma história de “apocalipse” que raramente conseguimos explorar. É um pouco de amor e esperança em um mundo completamente destruído.
Podemos até entrever o caos que costuma ocorrer após momentos como este. (Alô, episódio 2 da última temporada de GoT!)
Um personagem como Bill não é do tipo que abre seu coração ou sua casa para ninguém, mas a série mostra o desenvolvimento do personagem com a chegada de Frank, como os dois sobreviveram por causa um do outro e como eles fizeram a escolha de terminar seu tempo juntos.
Foi romântico, doce e uma mudança necessária para transformar Frank em um personagem com quem nos importamos, mas também para dar a Bill algo além de ser um velho mal-humorado.
Por fim, toda a história de amor e a carta que Bill deixa para Joel serão elementos definidores de como ele e Ellie seguirão adiante.
Ainda, expande o mundo da franquia para além da contaminação do Cordyceps, de estaladores e outros monstros, determinando que não estamos apenas acompanhando uma história sobre o fim do mundo, mas também, como as pessoas que restaram nele lidam com a nova realidade.