Share This Article
Loki 01×06 teve seu fechamento em um final que respondeu muitas perguntas, mas nos deixou inúmeros outros questionamentos. Lembre-se que este recap contém MUITOS spoilers, incluindo todo o universo cinematográfico da Marvel.
Uma rápida passada no episódio anterior nos lembra que a série inicia com Loki derrotado em Nova York pelos Vingadores. Além disso, vimos também um pouco do passado da Juíza Ravonna, Sylvie e Loki em Lamentis e o vazio.
Pelo tempo e espaço
Loki 01×06 começa com vozes de diversas histórias do universo da Marvel enquanto observamos estrelas e galáxias que explodem e implodem em todas as direções. Até que chegamos ao castelo cósmico que está dentro de Alioth. Loki e Sylvie caminham para a entrada quando as portas se abrem sozinhas. Loki está calmo, mas Sylvie explica que esperou por este momento por toda a sua vida.
As portas se fecham e o clima é tenso quando, de repente, Miss Minute surge para dar as boas-vindas à Cidadela do Fim dos Tempos e oferecer um acordo para aqueles que chegaram até ali, anunciando que “ele” está impressionado. Quando Loki e Sylvie questionam que é “ele”, Miss Minute explica que é “aquele que permanece”. Enfim, o acordo consiste no retorno de ambos às suas respectivas linhas do tempo, nas quais Loki terá vencido a batalha contra Thanos e Sylvie retornaria apenas com lembranças felizes. Dois Lokis no mesmo lugar, na mesma linha do tempo.
Porém, Sylvie diz que isso é ficção. Loki responde que ambos escrevem o próprio destino. Então, Miss Minute deseja boa sorte. Os entram no castelo e, em uma sala de estátuas, surge um elevador com um homem em um manto roxo, aquele que permanece, e os convida a ir para seu escritório. Ainda no elevador, Sylvie tenta acertá-lo de surpresa, mas ele desaparece e reaparece facilmente e se diverte com a situação.
De volta à TVA
A juíza Ravonna Renslayer vasculha arquivos em seu escritório quando Miss Minute aparece. Ela pergunta ao holograma sobre os arquivos que solicitou no episódio anterior, mas recebe outros. Miss Minute diz que ‘ele’ prefere que ela veja esses arquivos e, antes que Ravonna possa fazer qualquer pergunta, desaparece.
Pouco depois, Mobius retorna à TVA e confronta Ravonna. Ela pede desculpas por podá-lo e explicar que não poderia deixar que ele atrapalhasse a missão da TVA. Mobius lembra a ela que tudo é falso e que todos ali também são variantes, mas ela insiste que tudo aquilo não pode ser em vão. A juiza pede reforços, mas é interrompida com a revelação de que Mobius sabe seu segredo.
De volta à perseguição de B-15 pelos Minutemen, em Fremont, Ohio, em uma escola. B-15 atrai seus perseguidores a um escritório específico onde Ravonna Renslayer aparece, mas a mulher é, na verdade, uma diretora do ensino médio.
Enquanto isso, Mobius e Ravonna discutem sobre a TVA ser uma mentira e se seria ou não uma mentira que deve permanecer para manter a ordem. Mobius defende o livre arbítrio, mas Ravonna contra ataca afirmando que o único em todo o esquema que pode desfrutar de livre arbítrio é quem está no comando de tudo.
Os dois questionam a amizade que construíram. Mobius afirma que foi traído por Ravonna, que o deixou para ‘morrer’. Porém, ela declara que ele a traiu por dois Lokis que acabou de conhecer.
Ravonna abre uma porta do tempo e recusa a oferta de Mobius de transformar a TVA em ‘algo melhor’. Mobius entra no modo ataque e ameaça Ravonna, mas é rapidamente detido e a juíza tem uma nova chance de podá-lo. Contudo, ela recua, afirma que vai em busca do ‘livre arbítrio’ e passa pelo portal.
Como surgiu a TVA?
Depois de mais algumas tentativas de matar ‘aquele que sabe tudo’, é revelado para Sylvie e Loki que o cara realmente sabe tudo o que está acontecendo e o que ainda vai acontecer. Ele sabe sobre a TVA e seus erros, as aventuras em Lamentis, o terror do vazio, etc. Ele mostra inclusive uma espécie de roteiro com a transcrição exata das falas da conversa entre eles. Quem é ele? Ele diz que já foi chamado de muitos nomes, conquistador, governador, aquele que permanece, até idiota. Ele pavimentou o caminho, todos os outros simplesmente o percorreram.
Bom, aqui vai um breve resumo de quem é o homem que permanece. Uma variante dele viveu na Terra, no século 31, muito antes da TVA existir. Esta variante descobriu a existência de universos paralelos e variantes semelhantes desses outros mundos descobriram o mesmo. O contato foi feito. Primeiro eles compartilharam ideias e tecnologia e as coisas ficaram relativamente em paz. Algumas variantes não foram tão gentis. Em pouco tempo, a guerra multiversal estourou. Cada variante se esforçou para defender seu universo de ser tomado ou exterminado.
Então, a primeira variante descobriu uma criatura criada a partir dos rasgos da realidade, uma fera que pode devorar espaço e tempo, Aloith. Nossa variante, aquela sentada na mesa, usou sua ‘nova arma’ para parar a guerra multiversal. Ele isolou sua linha do tempo e simplesmente a gerenciou verificando e interrompendo quaisquer ramificações. Como surgiu a TVA? Os Guardiões do Tempo e uma burocracia altamente eficiente foram necessários para manejar o monitoramento da linha temporal.
Voltando ao assunto em questão… Aquele que permanece oferece a Loki e Sylvie duas opções: 1. eles podem matá-lo para libertar a linha do tempo, o que irá reiniciar a guerra multiversal e surgirão uma infinidade de novas variantes que não serão tão amigáveis quanto ele; ou 2. Loki e Sylvie assumem toda a operação e continuam com o trabalho feito até então pela TVA.
Loki está ouvindo, Sylvie não está tão convencida. Ela afirma que ele tratou a vida das pessoas como se fosse um jogo. Ele diz que não é pessoal, é prático. Sylvie revida, mas isso tira Aquele que permanece do sério, que os chama de vilões. – Ele não está errado. – Nesse momento, ouvimos um trovão que vem do lado de fora e o homem desnorteado que controla o tempo diz que acabou de cruzar o limite, chegou o ponto na linha do tempo em que ele não poderá mais prever o que vai acontecer e não tem nenhuma idéia de como o resto dos acontecimentos irá se desenrolar.
Loki e Sylvie
Depois de uma breve discussão sobre mentiras e a escolha de uma das duas opções, Aquele que Permanece pega sua porta do tempo ativando o aparelho e o deixa na mesa. Sylvie salta e parte para o embate. Loki a impede! Eles lutam para frente e para trás enquanto Loki tenta convencê-la a considerar o que o deus do tempo disse por mais de um segundo. Loki argumenta sobre isso ser importante demais para uma escolha errada, mas ele não consegue convencê-la. Ela está convencida de que Loki tem um plano para assumir o comando.
“Você não pode confiar, e eu não posso ser confiável”, diz Loki. Aí está o seu slogan para todo o show!
Eles continuam lutando e Loki e Sylvie usam sua magia verde para o combate pela sala. Sylvie vai para o ataque final, mas Loki aparece em mais uma tentativa de pará-la e implora para que ela pare. Sua tentativa emocional de alcançá-la funciona e eles se beijam, tudo antes que ela o envie através de uma porta do tempo usando a máquina deixada sobre a mesa. Sylvie ataca Aquele que permanece uma última vez e a linha do tempo isolada ao redor do castelo começa a rachar e se ramificar. Sylvie chorando senta-se diante de sua vítima enquanto tenta entender tudo o que está prestes a acontecer.
Encontramos Loki devastado em algum lugar da TVA. Até que ele ressurge com um novo senso de propósito e corre pela TVA. Enquanto ele caminha pelos arquivos, finalmente encontra Mobius e B-15. Loki conta freneticamente os eventos deste episódio e deixa claro que cometeram um grande erro. Mobius e B-15 estão confusos e não sabem quem ele é, questionam seu nome e divisão. Loki percebe que está em uma linha do tempo diferente ou alterada, olha para o local onde a estátua gigante dos Guardiões do Tempo se eleva sobre a sala e, em vez disso, encontra uma estátua de Kang, o Conquistador, ou assim pensamos.
Selvagem! Loki está preso em alguma versão estranha da TVA. O Mobius e o Hunter B-15 originais foram alterados ou voltaram para sua linha do tempo original. Sylvie ainda está naquele castelo cósmico, talvez ela vá intensificar e preencher a posição que estava tão preocupada que Loki iria pegar? Há também Ravonna que obteve algum tipo de informação de Aquele que permanece e está em uma missão para fazer… alguma coisa. Há também Miss Minute que acho que todos podemos concordar que é super obscura e tem muito mais envolvimento do que vemos atualmente. Além disso, o que aconteceu com Casey?
Como ficou claro na cena pós-créditos de cinco segundos, Loki retornará para uma segunda temporada. Quando? Não sabemos, mas você pode esperar por recapitulações detalhadas adicionais quando chegar a hora. Para todos os tempos. Sempre.