Share This Article
Alerta de spoiler do episódio 3 de Loki, Lamentis!
No final de Loki 01×02, o deus das travessuras saltou através de um portal atrás da sua variante, em uma tentativa de descobrir quais são seus planos e encontrar uma forma de usar este encontro para benefício próprio. Foi uma jogada arriscada, já que ele não sabia para onde ela estava indo, além de deixar para trás uma aliança que estava sendo construída com o Sr. Morbius e a TVA.
Para sua sorte, Loki pousou em um local seguro… a sede da organização da qual ele estava fugindo.
Uma pausa para dizer que descobrimos algumas coisas interessantes em Loki 01×03. Agora sabemos que Sylvie está em uma missão para destruir os Guardiões do Tempo e a TVA por completo. O nome dela confirma as nossas suspeitas da semana passada: Sylvie deve ser uma encarnação de Amora, a Feiticeira, mas não a original.
No universo da Marvel nos quadrinhos, Sylvie Lushton é uma adolescente de Broxton, Oklahoma, local onde Asgard esteve localizada por um tempo (tecnicamente, flutuou sobre). Ela foi uma das personagens das muitas tramas de Loki, o que a levou a ganhar poderes mágicos e se juntar aos Jovens Vingadores – a mesma equipe de Kamala Khan, Kate Bishop e os gêmeos de Wanda Maximoff, todos que estão previstos para aparecer nas séries do Disney +.
A solução dada para adaptar a trama de Sylvie para a TV pareceu bastante satisfatória. Ao invés de perdida com um deus de Asgard, ela possui suas próprias motivações.
Voltando à trama de Loki 01×03…
Viagem para outro apocalipse
De repente, estamos em uma cafeteria. O interior parece moderno, as bebidas saborosas e as pessoas na cena são Lady Loki (Sylvie) e C-20, a guarda sequestrada. As duas estão compartilhando uma conversa amigável como se nenhum conflito tivesse acontecido antes. A cena muda rapidamente conforme Lady Loki busca as informações de que precisa na mente de Lady Loki: os elevadores dourados levam aos Guardiões do Tempo. A ilusão de desmancha e C-20 está onde foi encontrada mais tarde pelos outros guardas.
É hora de invadir a TVA! Começa uma batalha onde Lady Loki vaporiza os guardas com seus próprios bastões do tempo. Mágica não funciona aqui. Loki tropeça atrás da fugitiva e recupera suas adagas que haviam sido confiscadas. Os dois entram em um embate, até que o deus sugere que os dois trabalhem juntos. A juíza Renslayer aparece e Loki envia a si mesmo e sua mais nova aliada através de um portal do tempo.
Para qual apocalipse iminente eles foram? Lamentis-1, uma lua e uma civilização que estão prestes a ser aniquilados por um planeta que se aproxima. Curiosamente, o dispositivo que controla os portais do tempo está com bateria fraca. Então, os dois saem em uma jornada rumo a uma fonte de energia para carregá-lo. Parece simples, mas tudo isso acontece em meio a chutes, golpes de adagas e meteoros que caem do céu a todo instante.
Loki e Sylvie passam por uma cidade abandonada e chegam até a casa de uma senhora. Ambos abordam a mulher de formas distintas: Sylvie escolhe a força bruta e Loki assume a forma do marido e tenta falar com astúcia. Contudo, ambos acabam atingidos por uma espécie de arma de ar superpoderosa, mas pelo menos a situação serviu para que eles descobrissem uma imensa fonte de poder, chamada de Arca, uma nave espacial de emergência que só pode ser alcançada com um trem.
Os dois usam a mudança de forma de Loki e as habilidades de captura de mente de Sylvie para embarcar no trem.
Depois de uma conversa franca que serviu para aprofundar um pouco a relação dos dois, eles decidem descansar um pouco, cada um à sua maneira. Lady Loki cai no sono. Já Loki, decidiu cantar as músicas de Asgardian com todos que estão no vagão. Essa exposição toda acabou fazendo com que eles fossem jogados para fora do trem e o dispositivo que controla os portais do tempo acabou quebrado, deixando-os sem um caminho de volta.
Um ponto importante para observar: Sylvie revela que todos que trabalham na TVA são humanos retirados da Terra, ou seja, são todos variantes. Muito diferente do que Lady Minutos nos contou em seu breve vídeo educativo.
O que foi interessante para a história geral da série?
Ainda que todo o episódio se concentre em uma fuga frenética do fim iminente de Lumentis, as interações entre os dois personagens nos forneceu uma boa quantidade de informações sobre quem eles são. O desejo de um matar o outro permanece até o final, mas é visível que há um respeito mútuo sendo construído ali.
Algumas das novidades mais reveladoras vêm de momentos de silêncio no trem. Loki conversa um pouco sobre sua mãe adotiva e como ela lhe ensinou tudo o que ele sabe sobre magia. Sylvie mal conhecia sua mãe e ela aprendeu magia sozinha, especificamente o poder de criar ilusões na mente de outras pessoas. Eles também trazem à tona amores do passado e o que significa amar, incluindo mulheres e homens do passado de Loki.
Sylvie não está interessada em ser outro Loki. Ela não quer ser referida como tal e não quer se associar à sua contraparte. Loki é um palhaço, como ela diz. Ele busca prazer e domínio, enquanto Sylvie insinua que deseja exatamente o contrário.
Um final nada promissor
O portal do tempo não é mais uma opção. O apocalipse está próximo. A única maneira de sobreviver? Mudar o curso da história. No final das contas, a Arca nunca foi feita para escapar do planeta. Se Loki e Sylvie conseguirem guiá-la em segurança, eles terão um caminho para escapar da lua.
Na cidade, onde a Arca está pronta para decolar, os dois se dirigem para o enorme navio. Um anúncio para a partida final explode pelos alto-falantes da cidade e as multidões fazem o caos. Loki e Sylvie abrem caminho e apenas quando as coisas começam a melhorar, um grande asteroide corta a Arca e acaba com qualquer esperança de fuga.