Share This Article
A Casa do Dragão já nos mostrou alguns dos dragões mais lendários de toda a Westeros.
A série traz os dragões ao lado de seus domadores Targaryen. Porém, também os apresenta como armas poderosas em uma guerra de sucessão ao Trono de Ferro de Westeros, que se desenrolou por várias gerações até quase extinguir a própria casa.
Estamos falando da Dança dos Dragões, período narrado em detalhes no livro Fogo e Sangue, de George R.R. Martin.
A seguir, confira uma lista com todos os dragões que compuseram o grande conflito da Casa Targaryen. Alguns já apareceram em A Casa do Dragão, mas outros ainda devem aparecer nas temporadas seguintes.
Balerion, o Terror Negro
O maior e mais antigo dos dragões Targaryen, Balerion, foi montado por Aegon, o Conquistador, durante A Guerra da Conquista. Mais tarde o Rei Viserys I o tomou para si.
Quando A Casa do Dragão inicia, o dragão preto e vermelho havia morrido há pouco tempo, em 94 d.C., mas seu crânio maciço pode ser visto na Fortaleza Vermelha.
Caraxes, o Verme Sangrento
Apelidado de Verme Sangrento, Caraxes é um animal enorme, vermelho e com chifres. É montado pelo Príncipe Daemon Targaryen (Matt Smith) e é tão temível e cruel quanto seu cavaleiro.
Durante a Dança dos Dragões, o dragão de Daemon possuía metade do tamanho de Vhaegar (o último dragão da Conquista de Aegon).
Syrax
De acordo com a descrição oficial de George R.R. Martin, em seu livro O Mundo de Gelo e Fogo: A História Não Contada de Westeros, Syrax foi uma dragão fêmea, amarelo, enorme e formidável.
Montado apenas pela Princesa Rhaenyra, foi tomado em 104 d.C., quando a jovem princesa tinha apenas sete anos de idade. Seu nome foi dado em homenagem a uma antiga deusa valiriana.
Além disso, Syrax colocou vários ovos de dragão durante o reinado do Rei Viserys I, até pouco antes do início do conflito civil da casa Targaryen.
Meleys, a Rainha Vermelha
Meleys, também conhecida como “A Rainha Vermelha” é a dragão da Princesa Rhaenys (Eve Best), mas também já havia sido montada por Alyssa Targaryen.
A dragão é descrita como “velha e astuta, preguiçosa, mas temível quando despertada”. Suas escamas eram escarlates e as membranas de suas asas, cor-de-rosa.
Vhagar
Vhagar é o segundo maior dragão dos Targaryens.
Foi o último sobrevivente daqueles que voaram durante a conquista de Aegon, quando foi montaria da Rainha Visenya Targaryen. Juntas, elas queimaram a frota Arryn nas águas de Vila Gaivota.
Vhagar foi nomeada em homenagem a um deus da Antiga Valíria e recebeu como seus montadores, depois de Visenya, o Príncipe Baelon Targaryen, Lady Laena Velaryon e, por fim, Príncipe Aemond Targaryen.
Arrax
Cinco vezes menor que Vhagar, Arrax é um jovem dragão macho montado pelo Príncipe Lucerys Velaryon (Elliot Grihault).
Arrax e Lucerys tiveram um papel fundamental no final da primeira temporada de House of the Dragon e foram o estopim para os ataques do conflito da Dança dos Dragões.
Vermithor, a Ira de Bronze
Vermithor foi o terceiro maior dragão depois da Guerra da Conquista. Foi montado por Jaehaerys I Targaryen.
Durante o final da primeira temporada de A Casa do Dragão, Daemon Targaryen é visto visitando-o no fosso dos dragões, em frente a Vermithor.
Seasmoke
Seasmoke foi um dragão cinza e branco ainda é relativamente jovem durante a Dança dos Dragões, na qual se une a Sor Laenor Velaryon (John Macmillan).
O dragão aparece durante a batalha climática contra o Engorda-Caranguejos, Craghas Drahar, no episódio 3, da primeira temporada da série.
Vermax
O jovem dragão macho Vermax é montado pelo Príncipe Jacaerys Velaryon (Harry Collett).
O dragão verde aparece brevemente durante a 1ª temporada e terá alguma participação nas batalhas seguintes da Dança.
Dreamfyre
Dreamfyre é uma dragão-fêmea esguia.
Sua coloração é principalmente azul-clara, com tons prateados. Por volta do ano 35 d.C., Dreamfyre era grande o suficiente para Rhaena Targaryen, filha mais velha do rei Aenys I Targaryen e da rainha Alyssa Velaryon, com doze anos de idade, montá-la.
Mais tarde, a dragão foi montada pela princesa Helaena Targaryen, esposa-irmã de Aegon II.
Sunfyre, o Dourado
Com suas escamas e chamas douradas, não é de admirar que esse enorme e formidável dragão tenha ficado conhecido como “Sunfyre, o Dourado”.
Ele é a montaria de Aegon II Targaryen (interpretado por Tom Glynn-Carney).
De acordo com Arquimeistre Gyldayn, Sunfyre foi o dragão mais belo já visto na Terra. Além disso, o dragão teve um papel de destaque na Dança dos Dragões (e isso é tudo que vou contar…).
Tyraxes
Tyraxes é o dragão montado pelo Príncipe Joffrey Velaryon, terceiro filho da Rainha Rhaenyra.
Ele não era tão grande quanto Vermax e Arrax, os dragões montados por seus irmãos, Jacaerys e Lucerys, mas depois de crescer um pouco, pôde viajar por longas distâncias.
Tyraxes ainda não apareceu em A Casa do Dragão.
Morghul
Morghul foi um jovem dragão vinculado à Princesa Jaehaera Targaryen, filha de Aegon II e Helaena Targaryen. Não chegou a ser montado e permaneceu por toda a vida no Fosso dos Dragões.
Shrykos
Shrykos é uma dragão fêmea vinculada ao Príncipe Jaehaerys Targaryen, filho de Aegon II. Assim como Morghul, permaneceu por toda a vida no Fosso dos Dragões.
Tessarion, a Rainha Azul
Tessarion foi uma dragão fêmea montado pelo Príncipe Daeron Targaryen, filho mais novo do Rei Viserys I e da Rainha Alicent Hightower.
Sua chama era azul cobalto e ele era mais jovem que Dreamfyre, Sunfyre e Vhagar.
Moondancer
Moondancer foi uma dragão fêmea “esbelta e bonita”. Pequena, mas rápida, foi montada apenas por Lady Baela Targaryen (interpretada por Bethany Antonia em House of the Dragon), filha de Daemon Targaryen e Lady Laena Velaryon.
Morning
Morning foi uma dragão fêmea chocada durante a Dança dos Dragões. Ela tinha escamas rosa e chifres pretos. Foi montada por Lady Rhaena Targaryen (Phoebe Campbell), filha do príncipe Daemon Targaryen e Lady Laena Velaryon.
Este foi um dos dragões que sobreviveu à Dança.
Stormcloud
Stormcloud foi o dragão montado por Aegon III Targaryen.
No início da Dança dos Dragões, Aegon III tinha apenas nove anos. No auge do conflito, foi decidido que ele e seu irmão Viserys seriam enviados a Pentos para se refugiar dos ataques dos Verdes – facção que defendia o Príncipe Aegon, filho de Alicent Hightower, como herdeiro do trono.
Silverwing, ou Asaprata
Silverwing foi uma dragão fêmea montada pela Rainha Alysanne Targaryen. Mais tarde, durante o grande conflito da Casa Targaryen, a dragão aceitou Ulf, o Branco, como cavaleiro.
Dragões Selvagens
Sheepstealer
Sheepstealer foi um dragão selvagem “marrom e simples” que viveu nos arredores do Monte Dragão e caçava entre Derivamarca e Guaquevai. Seu nome foi dado pelos moradores da região por motivos óbvios: o dragão roubava suas ovelhas para se alimentar.
Durante a Dança dos Dragões, uma jovem bastarda conseguiu conquistá-lo alimentando o animal todos os dias com uma ovelha.
The Cannibal
Cannibal é um dragão selvagem conhecido em Fogo e Sangue por nunca ter sido domado e muito menos montado – e por comer outros dragões, daí seu nome. Diz a lenda que está escondido em Pedra do Dragão desde antes da chegada dos Targaryens.
Sua cor era como carvão e ele foi o maior e mais antigo dos dragões selvagens.
- Leia também: Quando a Casa Targaryen foi para Westeros?
Grey Ghost, ou Fantasma Cinzento
Grey Ghost era um dragão selvagem branco acinzentado como a cor de névoa que vivia do lado leste do Monte Dragão. O povo comum o apelidou dessa maneira por raramente o encontrar.
Inscreva-se em nossa newsletter para não perder nada sobre A Casa do Dragão, prequel de Game of Thrones, e receber as últimas novidades sobre filmes, séries e livros!