Share This Article
Percy Jackson e os Olimpianos: episódio 5 – recap
Quando ele entrou no restaurante, um vento quente e seco soprou no ambiente. Todos se levantaram, como se estivessem hipnotizados, mas o motociclista acenou a mão com desdém e eles sentaram de novo. Todos voltaram às suas conversas. A garçonete piscou, como se alguém tivesse apertado o botão de retroceder em seu cérebro. Ela perguntou novamente:
– Têm dinheiro para pagar, crianças?
O cara da moto disse:
– É por minha conta.
Página 233. O Ladrão de Raios.
Antes de iniciarmos o recap do episódio 5 de Percy Jackson e os Olimpianos, do Disney +, vale destacar que, neste artigo, costumo trazer algumas citações do livro O Ladrão de Raios para contextualizar um pouco a adaptação e poder realizar algumas comparações pontuais.
Vamos lá!
Depois do encontro com uma Nereida, mensageira de seu pai, Poseidon, Percy Jackson escapou de um mergulho para a morte e pode encontrar seus amigos em terra firme.
Grover e Annabeth têm uma breve visão das Parcas cortando seus fios da vida. As Parcas são divindades que controlam o destino dos mortais e determinam o curso da vida dos humanos e semi-deuses.
Tudo estava bem, até descobrir que estão sendo procurados pela polícia por conta do desaparecimento da mãe de Percy, a destruição de um trem e, agora, pela destruição do Arco de St. Louis.
Sem dinheiro ou acesso a meios de transporte, os heróis seguem a pé em uma estrada rumo à Santa Mônica.
Encontro com Ares: a barganha
Em meio a devaneios sobre as Parcas e a consciência de que Poseidon se importa com Percy, Ares surge em sua motocicleta oferecendo ajuda.
O deus propõe que se aceitarem sua ajuda, eles devem encontrá-lo em uma lanchonete logo a frente.
Sentado em frente a hambúrgueres e batata frita, Ares revela um pouco do passado de sua família, os deuses:
Anos antes de eu nascer, meu avô cronos comeu meus tios. Então, meu pai obrigou-o a cuspí-los de volta, cortou meu avô em milhões de pedaços e o jogou em um poço sem fundo.
Essa breve recapitulação nos dá um vislumbre do que seria a guerra iminente entre Zeus e Poseidon. “Os olimpianos brigam, traem e se apunhalam pelas costas”, completou o deus.
Ares propõe uma barganha, que os heróis recuperem seu escudo perdido em um antigo parque aquático em troca de ajuda para chegar ao Hades e completar sua missão. Os heróis concordam, mas como garantia Ares quer manter Grover até que Annabeth e Percy retornem.
Emocionante passeio do amor
Quando encontramos o parque aquático, o sol estava se pondo atrás das montanhas. A julgar pela placa, ele outrora se chamara Aqualandia, mas agora algumas letras haviam sido arrancadas, então ela dizia AQU L D A.
Página 238. O Ladrão de Raios.
Algumas mudanças em relação ao material de origem (os livros) e nós temos a revelação de que Hefesto é o ser responsável pelo parque e suas armadilhas.
Além disso, descobrimos que Ares esteve com Afrodite no parque aquático e Afrodite é esposa de Hefesto.
Assim que entram no Túnel do Amor, seguindo as instruções de Ares, Percy e Annabeth entram em contato com a história de Hefesto, rejeitado por Hera e pelo Olimpo. Em seguida, chegam até uma sala onde encontram o escudo de Ares.
Para chegar até o escudo, os heróis precisam se jogar na água e Percy pode, pela primeira vez, controlar a água para tirar Annabeth da correnteza.
Sem demora, os heróis descobrem que, para resgatar o escudo, precisarão realizar uma troca. Alguém deve se sentar no trono de ouro e permanecer na sala para que o objeto seja levado.
Era um presente com segundas intenções. Hefesto o deu a Hera, mas assim que ela sentou não poderia se levantar. Todos os deuses tentaram, mas a máquina era muito inteligente, muito forte e muito complexa mesmo para eles. Então, disseram que se Hefesto soltasse Hera, Afrodite seria sua esposa.
Essa foi a barganha entre Hefesto e os deuses e é o mesmo que deve ser feito para recuperar o escudo de Ares. Percy decide que ele deve se sentar e Annabeth seguir com a missão.
Assim que se senta no trono, o corpo de Percy é tomado por uma camada de ouro e o escudo está livre para ser levado. Annabeth não se dá por vencida e parte para uma avaliação cuidadosa dos mecanismos por trás da armadilha.
É então que Hefesto surge no alto da sala.
Encontro com Hefesto
O diálogo entre Hefesto e Annabeth é interessante para mostrar a diferença entre a natureza de ambos – divino versus mortal. Hefesto declara que assim que sair com o escudo e cumprir sua missão, Annabeth alcançará grande glória e terá o perdão e reconhecimento de sua mãe, Atena, mais uma vez.
Porém, a semideusa não se deixa levar por promessas superficiais e afirma que esses valores não lhe pertencem e ela só sairá dali com Percy Jackson a salvo.
Hefesto é – facilmente – convencido, assopra seu apito de maquinista e libera Percy da armadilha. Os heróis estão livres para seguir seu caminho e entregar o escudo para o deus.
Ares cumpre sua parte no acordo: roupas, dinheiro, dracmas e transporte.
Grover nota que há algo errado com o deus da Guerra e que ele não está contando tudo o que sabe. Por fim, declara saber quem roubou o Raio-Mestre de Zeus.
Nos vemos em breve com o episódio 6.
- Episódio 1: sem querer, transformo em pó a minha professora de iniciação à álgebra
- Episódio 2: minha transformação em senhor supremo do banheiro
- Episódio 3: nossa visita ao empório de anões de jardim
- Episódio 4: meu mergulho para a morte
Notas sobre o livro
Este episódio cobriu os capítulos quatorze e quinze de Percy Jackson e Os Olimpianos: O Ladrão de Raios.
Calendário de estreia de Percy Jackson no Disney+
Confira o calendário oficial completo:
Episódio 1: Sem querer, transformo em pó a minha professora de iniciação à álgebra – 20 de dezembro;
Episódio 2: Minha transformação em senhor supremo do banheiro – 20 de dezembro;
Episódio 3: Nossa visita ao empório de anões de jardim – 27 de dezembro;
Episódio 4: Meu mergulho para a morte – 3 de janeiro;
Episódio 5: Um deus compra cheeseburgers para nós – 10 de janeiro;
Episódio 6: A ida de uma zebra para Las Vegas – 17 de janeiro;
Episódio 7: De certa forma, descobrimos a verdade – 24 de janeiro;
Episódio 8: A profecia se cumpre – 31 de janeiro.