Share This Article
Percy Jackson e os Olimpianos: episódio 3 – recap
Temos a nossa primeira profecia!
Você deve ir ao Oeste e enfrentar o deus traiçoeiro. Encontre o que foi roubado e o devolva ao dono verdadeiro. Você será traído por aquele que chama de ‘amigo’ e aquilo que mais importa não voltará contigo.
Com este oráculo a missão tem a confirmação de que precisavam. Percy deverá se dirigir ao Submundo para confrontar o deus que se rebela contra seus irmãos, Hades.
Percy Jackson deve escolher dois campistas para seguirem ao seu lado. Com isso, ele não hesita em chamar Annabeth e Grover.
Para a viagem, Percy recebe de Luke um par de sapatos que atendem ao comando ‘maia’ para se tornarem voadores. Um presente de seu pai, o deus Hermes. Descobrimos também que Zeus transformou sua filha, Thalia, uma filha proibida, em árvore para salvar a sua vida e mantê-la a segura no acampamento meio-sangue.
Vale notar que, em vez de seguir o ritmo acelerado dos episódios anteriores, o episódio 3 de Percy Jackson e os Olimpianos desacelera um pouco as coisas para uma espécie de ‘missão paralela’ que irá testar os protagonistas, mostrar laços sendo formados e qual o nível de lealdade para com seus pais, os deuses.
Este episódio traz o trio agindo em conjunto pela primeira vez, mas sem deixar de lado diálogos e ações que nos permitam perceber que eles ainda são crianças. Percy e Annabeth disputam a liderança do grupo, enquanto Grover busca apaziguar os conflitos, eles discutem quais lanches comprar e quem deve ir buscá-los.
Contudo, as discussões e o tom do episódio pesam à medida que a história avança. Primeiro, o conflito com uma Fúria e, depois, o encontro com Medusa, a grande antagonista deste capítulo.
- Episódio 1: sem querer, transformo em pó a minha professora de iniciação à álgebra
- Episódio 2: minha transformação em senhor supremo do banheiro
Como identificar monstros?
Durante o percurso, Grover explica para Percy que não é exatamente o poder de um semideus que atrai um monstro. Depende de que tipo de monstro estamos falando.
Alguns sentem a insegurança, outros a necessidade de glória ou vergonha. Entretanto, na hora de enfrentá-los, eles atacarão a sua maior fraqueza.
Para identificar um monstro, é preciso estar atento.
Medusa
Inverter noções preconcebidas de deuses e monstros é um dos pilares da série de Rick Riordan. Assim, Medusa se torna uma das figuras mais interessantes dessa tese.
Na mitologia grega, Medusa era parte de um trio de górgonas: criaturas com serpentes em vez de cabelos, e rostos tão horrendos que transformaram quem as olhasse em pedra.
Segundo alguns mitos, Medusa teria nascido monstruosa, em outros, ela foi amaldiçoada pela deusa Atena por sua vaidade. As duas irmãs de Medusa eram imortais, mas ela foi castigada pela deusa Atena com a mortalidade e, portanto, poderia ser destruída.
Empório de anões de jardim da tia Eme
O trio persegue um cheiro de hambúrguer e chega até o covil da Medusa.
Medusa é uma personagem que, normalmente, é lida como um monstro, mas Percy, que ouvia atentamente as histórias de sua mãe, sabia que não deveria ler um livro pela capa e aceitou o convite da Górgona para comer hambúrgueres.
Relutantemente, Annabeth e Grover participam do almoço, onde a história conflituosa entre Medusa e Atena faz a filha da deusa hesitar, uma vez que sempre acreditou que sua mãe é sábia e justa.
A descrição do lugar contida no livro é interessante para que possamos notar como tudo foi transformado em realidade na série. Veja a seguir o trecho:
Era uma dessas estranhas lojas de curiosidades de beira de estrada, que vendem flamingos de jardim, índios de madeira, ursos-pardos de cimento e coisas do gênero. A construção principal era um armazém comprido e baixo, cercado por quilômetros de estátuas. O letreiro de neon acima do portão era impossível de ler (…).
Página 179. O Ladrão de Raios. Rick Riordan
Annabeth alerta Percy que o lugar não é tão seguro para ela quanto é para ele. Essa justaposição de perspectivas é interessante para a construção do episódio porque ilustra a questão que temos visto até aqui sobre a construção de personagens ‘bons’ e ‘maus’ serem uma questão de perspectiva.
Medusa se ressente de Annabeth por conta da punição que sua mãe, Atena, aplicou a ela. Porém, com Percy, ela tem simpatia.
Atena era tudo para mim. Eu a adorava. Eu orava e fazia oferendas… Ela nunca respondia. Nem mesmo uma aparição para agradecer meu amor. (…) Eu a teria adorado a vida toda em silêncio. Mas, um dia, um deus quebrou esse silêncio. Seu pai. O deus do mar disse que me amava.
Medusa conta então que a deusa surgiu e disse que ela havia sido envergonhada e que a Górgona deveria ser punida. Não Poseidon.
Quando saem da mesa, Medusa oferece apoio a Percy e afirma que, se ele desejar, ela eliminará seus amigos do caminho para que ele possa conquistar a fama do triunfo da missão sozinho.
A resposta que temos disso é que em um cômodo abaixo os três rapidamente conseguem se livrar da Górgona cortando a sua cabeça, enquanto o chapéu da invisibilidade de Annabeth neutraliza seus poderes de petrificação.
Para lidar com a Fúria que os espera do lado de fora da ‘loja’ de Medusa, Percy aponta a cabeça decapitada do monstro e a transforma em uma bela escultura de pedra.
Como conclusão do episódio 3, o trio tem a oportunidade de conversar sobre os assuntos que acabaram ficando ‘não ditos’ e resolver algumas das suas diferenças, provando lealdade. Pudemos ver também que, em forma de afronta, a cabeça da Górgona é enviada ao Olimpo.
Se há algo que podemos criticar em Percy Jackson e os Olimpianos: episódio 3 é seu começo desajeitado, a reunião do trio de forma um tanto arbitrária e o início apressado da missão apenas para caírem nas graças de Medusa, matando-a rapidamente.
Nos vemos em breve com o episódio 4.
Notas sobre o livro
Este episódio cobriu os capítulos dez e onze de Percy Jackson e Os Olimpianos: O Ladrão de Raios.
Calendário de estreia de Percy Jackson no Disney+
Confira o calendário oficial completo:
Episódio 1: Sem querer, transformo em pó a minha professora de iniciação à álgebra – 20 de dezembro;
Episódio 2: Minha transformação em senhor supremo do banheiro – 20 de dezembro;
Episódio 3: Nossa visita ao empório de anões de jardim – 27 de dezembro;
Episódio 4: Meu mergulho para a morte – 3 de janeiro;
Episódio 5: Um deus compra cheeseburgers para nós – 10 de janeiro;
Episódio 6: A ida de uma zebra para Las Vegas – 17 de janeiro;
Episódio 7: De certa forma, descobrimos a verdade – 24 de janeiro;
Episódio 8: A profecia se cumpre – 31 de janeiro.