Share This Article
Percy Jackson e os Olimpianos: 1×04 – review
Passamos dois dias no trem, rumo a oeste pelas colinas, por cima de rios, atravessando ondas de trigo cor de âmbar.
Página 205. O Ladrão de Raios
O episódio 4 de Percy Jackson e os Olimpianos começa e termina em cenas na água.
No início, vemos um Percy jovenzinho em uma aula de natação com muito medo de água enquanto sua mãe argumenta que é extremamente importante que ele saiba nadar.
Cenas como esta têm sido bastante comuns nos episódios até aqui. Desde o começo, a série do Disney + precisou explicar e estabelecer muitas coisas: histórias de fundo, mitologia grega, adaptação e, sobretudo, se diferenciar dos filmes já lançados.
Tudo isso, precisou ser feito de forma a acolher um novo público sem se esquecer de uma base de fãs já consolidada que poderia ficar entediada com alguma repetição de erros passados.
Preciso dizer, que esse equilíbrio tem sido oscilante até aqui, mas ao mesmo tempo é gratificante observar uma adaptação de qualidade sendo feita. Sempre que necessário, a história se afasta e reescreve momentos estabelecidos no cânone dos livros, mas a essência do material de origem permanece ali.
Ainda no início do episódio 4, enquanto Percy, Grover e Annabeth estão atravessando o país, vemos mais algumas camadas a respeito do que os heróis pensam da relação com seus pais. Não passa despercebido ao trio que “as pessoas que se importam não deveriam te tratar assim”.
Annabeth conta como acabou sozinha e vagando quando conheceu Grover e Luke. Ela também conta como os filhos de Atena são gerados.
Era para eu ser um presente para meu pai. É assim que Atena faz. Nascemos de uma ideia em sua mente e somos dados a um parceiro de quem ela gosta.
Annabeth conta que seu pai se importava com ela e cuidava dela. Até que ele conheceu uma mulher e eles tiveram seus próprios filhos. “Para ela, eu não era um presente, era um problema”. E, por isso, Annabeth partiu.
Encontro com Equidna
No trem, em direção a Los Angeles, temos momentos de conexão entre o trio. Eles falam sobre a natureza das profecias, veem um rebanho de Sátiros e, são abordados por um funcionário da locomotiva que informa sobre a destruição da cabine que estão ocupando.
O funcionário tem uma testemunha que afirma ter visto as crianças destruírem o local.
Logo, descobrimos se tratar de Equidna, a mãe dos monstros, e ela não está sozinha. Dentro de sua bolsa, está Quimera – aparentemente, ainda em crescimento – mas o monstro consegue colocar uma de suas garras para fora e ‘picar’ Percy.
Depois de uma ameaça, o trio de heróis inicia a sua fuga pelo trem. Grover consegue remover o ferrão venenoso de Percy. O trem faz uma parada de emergência devido ao tumulto e Annabeth sugere que eles fujam para um templo próximo dedicado a Atena, o Arco de St. Louis.
Um dos pontos fortes da série de livros de Rick Riordan é a habilidade do autor em se apropriar de elementos modernos do mundo real e combiná-los com a mitologia grega.
Enquanto estão no monumento em St. Louis, Annabeth conta que a maioria das obras nos Estados Unidos foram construídas por filhos de Atena como uma homenagem à deusa. Esses locais se tornam templos sagrados, protegendo outros semideuses por todo o país. Ela revela seu desejo de um dia construir algo em nome da mãe também.
(…) Vou construir o maior monumento aos deuses que já foi feito. Algo que vai durar mil anos.
Página 210. O Ladrão de Raios
Então, Percy começa a sentir os efeitos do veneno do Monstro. Annabeth e Grover pensam em colocar Percy na água para que possa se curar. Isso não funciona e eles veem Equidna e Quimera se aproximando.
Annabeth ouve sussurros de Equidna que revelam que seu desrespeito feriu o orgulho de Atena e isso seria a sua ruína. De acordo com a mãe de monstros, Atena se sentiu desrespeitada pelo envio da cabeça de Medusa ao Olimpo. Como punição, a deusa remove a proteção do templo, o que significa que ali não é mais um lugar seguro para Percy, Annabeth e Grover.
Embate com Quimera
Ao perceber que o monstro está perseguindo os heróis enquanto sobem o monumento, Grover e Annabeth decidem enviar Percy de elevador de volta ao solo. Percy engana a ambos e troca de lugar pouco tempos antes da porta do elevador se fechar.
Então, Quimera e Equidna surgem e o embate se inicia.
A Quimera estava tão alta que suas costas tocavam o teto. Tinha cabeça de leão, com a juba untada de sangue, o corpo e os cascos de um bode gigante e uma serpente no lugar da cauda, losangos de três metros de comprimento brotavam do traseiro peludo.
Página 215. O Ladrão de Raios.
Um mergulho para a morte
Ao longo dos três episódios anteriores, Percy tem demonstrado seu ressentimento por Poseidon. Desde sua ausência e abandono ao longo de toda a vida, o personagem vê o deus como uma presença antagônica em sua história.
Porém, o cenário muda com uma revelação interessante neste Percy Jackson e os Olimpianos: episódio 4 quando finalmente recebe auxílio do deus.
No final do episódio, Percy cai do arco direto na água. Sob o rio Mississipi, o herói conhece uma Nereida – ninfa da água – que revela que seu pai sempre se importou com ele e que “é difícil para ele se afastar e ver você sofrer“.
Confie nele. Confie em si mesmo. Apenas respire.
O episódio termina com Percy descobrindo sua capacidade de respirar debaixo d’água, poder que lhe foi concedido devido à sua natureza como filho de Poseidon.
Nos vemos em breve com o episódio 5.
- Episódio 1: sem querer, transformo em pó a minha professora de iniciação à álgebra
- Episódio 2: minha transformação em senhor supremo do banheiro
- Episódio 3: nossa visita ao empório de anões de jardim
Notas sobre o livro
Este episódio cobriu os capítulos doze e treze de Percy Jackson e Os Olimpianos: O Ladrão de Raios.
Calendário de estreia de Percy Jackson no Disney+
Confira o calendário oficial completo:
Episódio 1: Sem querer, transformo em pó a minha professora de iniciação à álgebra – 20 de dezembro;
Episódio 2: Minha transformação em senhor supremo do banheiro – 20 de dezembro;
Episódio 3: Nossa visita ao empório de anões de jardim – 27 de dezembro;
Episódio 4: Meu mergulho para a morte – 3 de janeiro;
Episódio 5: Um deus compra cheeseburgers para nós – 10 de janeiro;
Episódio 6: A ida de uma zebra para Las Vegas – 17 de janeiro;
Episódio 7: De certa forma, descobrimos a verdade – 24 de janeiro;
Episódio 8: A profecia se cumpre – 31 de janeiro.