Share This Article
Rhaenyra se impõe no pequeno conselho, Viserys precisa garantir sua sucessão através do casamento e Daemon anuncia suas intenções em relação ao trono.
“Por todo canto do mundo, eles machucam as meninas”, diz Cersei Lannister para Oberyn Martell, no episódio cinco da quarta temporada de Game of Thrones, ‘First of His Name’.
Vimos a verdade dessas palavras inúmeras vezes na série principal da franquia e esta semana em A Casa do Dragão S01E02.
Não importa se a menina em questão é uma garota rica de 12 ou 15 anos, que é oferecida a um homem de meia-idade para melhorar a posição social de seu pai e sua família. Ou ainda, se é uma mulher que foi vendida tantas vezes que nem lembra do seu lugar de origem. Nem mesmo se é uma princesa que irá suceder ao trono e governar os Setes Reinos.
Outra princesa, cujos próprios sonhos foram frustrados pelos homens há muito tempo, pode até dizer friamente que “entende a ordem das coisas”, mas parece que existem algumas meninas que estão dispostas a lutar para mudar o lugar que lhe foi delegado.
Abertura do episódio
Depois de apresentar seu primeiro episódio sem os tradicionais créditos de abertura, House of the Dragon revelou sua sequência de abertura completa.
O famoso tema de Game of Thrones do compositor Ramin Djawadi toca nos créditos de abertura da série, cumprimentando os espectadores com um estilo visual esteticamente semelhante ao show original, embora muito mais sombrio.
Desta vez, o foco está no prenúncio pesado – um rastro de sangue percorre Valíria, eventualmente se espalhando em várias direções ao encontrar silos diferentes, cada um aludindo a um momento importante na longa e célebre história da linhagem Targaryen.
the opening of #HouseoftheDragonpic.twitter.com/PrsbAa15Lj
— house of the dragon scenes (@sceneshotd) August 29, 2022
A tradução do título do episódio em de A Caso do Dragão S01E02
“The Rogue Prince” trás certa ambiguidade, uma vez que ‘rogue’ pode ser tanto um ladrão quanto um rebelde valoroso. Por isso, o título do episódio em português pode ser um tanto tendencioso ao se referir a Daemon como um canalha.
Vale destacar também que ‘The Rogue Prince’, ou ‘A King’s Brother’ é uma novela lançada em 17 de junho de 2014 como parte da antologia “Rogues”, editada por George R. R. Martin e Gardner Dozois, que mais tarde, foi incluída no livro Fogo e Sangue.
A novela conta a história dos anos que antecederam os conflitos que acompanhamos em A Casa do Dragão entre a Princesa e a Rainha durante o reinado do Rei Viserys I Targaryen, com particular atenção ao papel desempenhado pelo irmão do rei, Príncipe Daemon Targaryen, conforme escrito pelo Arquimeistre Gyldayn.
House of The Dragon S01E02
Os eventos deste episódio se passam cerca de seis meses depois da morte da Rainha Aemma Targaryen.
Os conflitos em Stepstones, uma cadeia de ilhas entre Westeros e Essos, continuam e quatro navios foram afundados, sendo que um deles pertencia a Corlys Velaryon. O esposo da Rainha Que Não Foi deseja tomar a região à força e queimar o Engorda Caranguejos, responsável pelos ataques.
Entretanto, o Rei declara que não está preparado para iniciar uma guerra com as Cidades Livres. Velaryon insiste nas demonstrações de poder contra possíveis rebeldes, mas é parado pela Mão do Rei que afirma que um lugar na mesa do Rei não faz dele o próprio Rei.
Raenyra interrompe e diz que o Rei deveria enviar montadores de dragões para demonstrar força. Viserys responde com uma nova tarefa para a princesa: escolher o novo membro da Guarda Real, já que o Senhor Comandante morreu.
Sor Criston Cole é escolhido para o posto por ser o único dos candidatos a ter combatido em uma batalha de verdade. Vale lembrar que nós vimos ele no primeiro episódio derrotando Daemon no torneio.
Viserys precisa garantir a sucessão ao Trono de Ferro
A grande questão deste episódio parece ser o status de relacionamento do Rei. Todos estão preocupados com o fato de seu único herdeiro ser uma mulher.
Na verdade, vimos dois grandes anúncios de casamento neste episódio. Todos querendo garantir para si sua parcela de poder. O primeiro envolveu a sugestão de Corlys para casar o rei com sua filha pré-adolescente, Laena, mas o próprio Viserys anunciou sua decisão de se casar com Alicent, que foi induzida por seu pai a se aproximar do soberano.
“Isso é um absurdo!”, disse Corlys em resposta à grande revelação de Viserys, e a princípio ele parecia ter razão. Não apenas porque Laena fez mais sentido estratégico – e boas notícias, ela não teria que dormir com ele até completar 14 anos – mas também porque Viserys e Alicent não estão exatamente deixando o mundo em chamas com sua química. (O que também conta como uma boa notícia, já que ela tem 15 anos.).
Todos os sinais até aqui apontavam para esta decisão. Viserys e Alicent têm algumas “coisas em comum”.
Ambos são mais introspectivos e sensíveis do que outros na corte real, e gostam do escapismo das histórias e dos mitos. Além de que cada um deles sofreu uma perda pessoal devastadora.
Apesar disso tudo, o rei poderia ter ao menos mencionado o fato com a sua filha antes de anunciar para todo o conselho.
O segundo anúncio envolveu uma mentira manipuladora de Daemon.
- Leia também: Quando a Casa Targaryen foi para Westeros?
Rhaenyra e Viserys
A relação entre a princesa e seu pai tem sido um tanto estranha desde o início. Mas esta semana, depois de algumas conversas com Alicent, vimos que eles finalmente tiveram alguma conexão genuína.
Nós sabemos que as histórias de George R. R. Martin utilizam simples erros humanos para construir suas bases. Porém, o fato de Viserys não ter compartilhado com Rhaenyra suas intenções em se casar com Alicent – de alguma forma – mostra as falhas do rei, bem como o fato dele ter solicitado alguns conselhos sobre qual caminho seguir e, logo em seguida, ter ignorado tudo.
Não acredito que haveria uma maneira tranquila de comunicar a decisão para a menina, mas em frente ao conselho e aos deuses não foi a melhor opção. As pessoas continuavam dizendo a ela que Viserys teria que se casar novamente, e ela compreendeu isso a partir de um senso de dever semelhante. Mas ninguém disse que ele se casaria com a sua melhor amiga adolescente.
Além de tudo, Viserys provavelmente colocou em movimento o que ele mais tem tentado evitar: uma guerra em Westeros.
Alicent produzirá herdeiros que ameaçarão Rhaenyra, enquanto Corlys Velaryon busca uma nova aliança com Daemon, cujo inimigo jurado é o pai de Alicent. Como Daemon colocou em uma reunião anterior – ele também tem falhas óbvias, mas também consegue dizer o que todos estamos pensando – Viserys é um péssimo rei.
Rhaenyra conquistando sua força
Esta foi uma semana difícil para Rhaenyra. Ela interrompeu a reunião do Grande Conselho para dizer o que pensa, respondeu Rhaenys à altura quando foi rebaixada e resolveu a crise do ovo de dragão roubado por Daemon.
Na cena em Pedra do Dragão, inclusive, foi possível notar a reação de Otto Hightower ao ver a princesa chegar sem aviso prévio para resolver uma questão que provavelmente custaria muito sangue se ela não tivesse aparecido montada em Syrex.
No entanto, quando foi pega de surpresa pelo anúncio do casamento do pai com a sua melhor amiga, a decepção é indiscutível.
O grande anúncio foi a parte mais difícil de uma semana difícil para Rhaenyra que, até então, serviu principalmente para revelar sua força.