Share This Article
ALERTA DE SPOILER: Alô, Alô! Se você ainda não assistiu ao episódio 2 de Loki, saiba que este artigo contém informações preciosas!
Uma das coisas mais interessantes de ter uma série inteira para Loki é que podemos nos deliciar com a atuação de Tom Hiddleston e vê-lo dançar de um jeito bizarro segundos antes de Pompeia ser destruída por lava.
No episódio 1 de Loki, da Disney + e da Marvel Studios, nós começamos a nos familiarizar com a TVA (Autoridade de Variância Temporal), seu centro futurístico de escritórios e explorar todo este novo território do MCU através dos olhos de Loki.
Durante o episódio 2, grande parte da construção de mundo foi colocada de lado para dar lugar a viagens no tempo com o objetivo de capturar a variante ‘maligna’ de Loki. O episódio trabalhou também em desenvolver a relação entre Mobius (Owen Wilson) e o Deus da Mentira – sim, o agente acredita que pode contar com Loki. Além disso, o episódio aprofundou um pouco melhor o assunto Eventos Nexus e mostrou o trabalho da TVA para proteger a Linha do Tempo Sagrada de alterações caóticas em seu curso.
(Informações aparentemente irrelevantes: soubemos também que Mobius ama jet skis, mas nunca andou em um).
Muita coisa aconteceu neste segundo episódio de Loki, inclusive vimos Miss Minuto fora das telas de computador e televisão, em uma espécie de versão holográfica autoconsciente. Contudo, muitas outras perguntas surgiram ao longo do episódio e nós vamos trazer elas para discussão.
1. Como os agentes da TCA não descobriram antes sobre a teoria de “ramificação do tempo do apocalipse” de Loki?
Loki explicou essa ‘nova teoria’ da seguinte forma:
“Eventos Nexus acontecem quando alguém faz algo que não deveria fazer, certo? (…) E aí essa coisa que não deveria ser feita desencadeia um monte de coisas que não deveriam acontecer. E assim por diante, até que, uma nova linha do tempo ramifica. (…) Então, vamos dizer que sua salada é Asgard nesse cenário. (…) E eu poderia ir até Asgard antes do Ragnarok causar sua destruição completa e poderia fazer o que quisesse. Poderia, digamos, jogar o Hulk da Ponte do Arco-Íris. E também poderia atear fogo no palácio. Posso fazer o que eu quiser e isso nunca importaria. Não iria contra as ordens da linha do tempo porque (…) o apocalipse está chegando. Ragnarok, Surtur vai destruir Asgard não importa o que eu faça.”
O Deus da Mentira continua:
“Não importa. Pode ser qualquer apocalipse. Pode ser um maremoto. Um meteoro. Pode ser um vulcão, uma supernova. Se tudo e todos ao seu redor está destinado à destruição iminente, então nada que eu diga ou faça vai importar, porque a linha do tempo não vai ramificar. Porque vai ser destruída. Assim, a Variante pode se esconder no Apocalipse e fazer o que quiser e nós não saberíamos.”
Como Mobius e toda a equipe que cuida do tempo nunca se deu conta disso? Eles estão tão obcecados em ser benfeitores burocráticos que criaram seus próprios pontos de fragilidade? Pode ser por isso que Loki é tão precioso para eles, apesar dos riscos que representa para a TVA, ele foi capaz de descobrir que a Variante está se escondendo em apocalipses, promovendo atrocidades sem ser detectada.
2. O que Roxxcart significa?
O supermercado em que todos entram para tentar capturar a Variante é chamado Roxxcart e é muito provável que ele seja uma propriedade da Roxxon Energy Corporation. A Roxxon é uma empresa de petróleo do universo Marvel e tem feito presença recorrente no MCU. Nos filmes, a logo da Roxxon aparece em Homem de Ferro e Homem de Ferro 2, lembrando que a empresa tem relação com os eventos de Homem de Ferro 3. A empresa também aparece no curta-metragem Funny Thing Happened on the Way to Thor’s Hammer e nas séries de televisão Agents of S.H.I.E.L.D, Agent Carter, Daredevil e em Cloak & Dagger.
O fato é que, se a variante está dando doces (goma de mascar Kablooie), que são vendidos na Roxxcart entre 2047 e 2051, durante os eventos nexus, então a empresa deve ter um papel maior na série.
3. O que é real?
Enquanto Loki avaliava sua viagem no tempo e seu oponente que mudava de corpo entre o corredor de suprimentos para animais de estimação e azaleias em promoção, a agente Hunter C-20 (Sasha Lane) foi encontrada por Mobius e não parecia estar ferida fisicamente, mas mentalmente abalada, repetindo constantemente “é real, é real”. O que fez a agente estar em tal condição e a que ela está se referindo ao dizer “é real”? O episódio 2 não nos deu muitas respostas, mas tudo indica que pode ter outras forças mais sinistras em andamento do que apenas a Variante.
4. Por que Lady Loki está decidida a destruir a Linha do Tempo Sagrada?
A capa da Variante foi finalmente removida e nós tivemos o primeiro vislumbre de Lady Loki (Sophia Di Martino). A pergunta que ficou no ar foi o que ela estaria fazendo contra os Guardiões do Tempo, além do fato de estar fugindo? Seus motivos ainda não foram revelados e ela saltou silenciosamente através de um portal do tempo com Loki logo em seguida.
5. Loki traiu Mobius e fugiu com Lady Loki ou isso faz parte de um plano?
Na cena final do episódio, quando Lady Loki abre um portal do tempo e passa por ele, Loki a segue deixando para trás Mobius e os agentes da TVA. Mas, o que esperar do Príncipe da Mentira?
Tenho a sensação de que não importa o que a TVA faça, Loki está sempre 10 passos à frente e está jogando seu próprio jogo.