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Segredos de um escândalo, filme baseado em fatos reais, conta a história de Elizabeth (Natalie Portman), uma atriz que está estudando o papel de seu próximo filme. O longa irá retratar Gracie (Julianne Moore), uma professora que se envolveu com um adolescente de 14 anos e teve dois filhos com ele.
O que vemos na história é um retrato, anos mais tarde, do casamento entre Gracie e Joe (Charles Melton), que agora tem 36 anos – idade que Gracie tinha quando os abusos começaram.
A trama tem início com a chegada da atriz Elizabeth à casa onde Gracie e Joe vivem com os filhos. O que à primeira vista parece um lar perfeito, daqueles típicos americanos com churrasco, vizinhos e crianças correndo no quintal, aos poucos revela o pesadelo por trás de uma narrativa fantasiosa sobre amor escrita em torno de abusos.
Mesmo anos depois do escândalo vir à público, Gracie não reconhece o que fez como criminoso. Para ela, seu casamento com Joe é fruto de um amor quase proibido. As cenas envoltas em luzes manchadas e nebulosas com cenários formados por linhas duras traduzem bem o clima fantasioso autoimposto que logo se transforma em fumaça enjoativa e sufocante.
O casal possui empregos que parecem gostar, filhos que estão indo para a faculdade e uma história complicada que é resumida em uma caixa que Elizabeth encontra na porta da frente assim que chega na casa do casal e que Gracie abre com um encolher de ombros de familiaridade. São fezes, ela explica friamente, e este não é o primeiro pacote desse tipo.
A caixa é uma metáfora interessante para o horror no centro de Segredos de um escândalo. Interessante que logo depois de tocar a caixa, Gracie limpa as mãos com álcool e o objeto desaparece rapidamente como se fosse algo no qual não se é devido demorar, afinal, já foi superado.
Conforme as cenas avançam, a investigação de Elizabeth a respeito da vida de Gracie e Joe toma corpo, ao passo que ela também procura captar a percepção de outras pessoas próximas ao casal sobre o evento ocorrido. Os amigos, vizinhos e alguns familiares parecem adentrar a aura de mentiras contadas por Gracie e evitam questionamentos.
O ritmo da trama muda um pouco quando a atriz passa a investigar o ponto de vista de Joe. Aos poucos, Elizabeth percebe que o garoto ainda é quase mantido refém de uma situação da qual não teve nenhuma agência.
Joe também começa a perceber que sua situação é problemática e o desenvolvimento da trama aponta para enfrentamentos com Gracie.
Ponto alto da narrativa é que, em diversas situações, tive a sensação de estar assistindo a duas histórias diferentes e complementares: uma que narra o ocorrido e busca investigar seus efeitos e motivações e outra que constrói uma crítica a respeito de tudo, coletando pontos de vista e vislumbres de traumas.
Quando falo sobre “trama” não há nada mais literal do que isso. Ou seja, é uma história que vai sendo tecida em diversas camadas diante da sua audiência.
À certa altura, Elizabeth passa a imitar os gestos e expressões de Gracie, uma mudança que o diretor Todd Haynes (“Carol” e “Mal do Século“) expressa em uma cena complicada durante uma tarde de compras. Enquanto Mary, filha de Gracie, experimenta vestidos, as mulheres estão sentadas lado a lado em frente à câmera com dois espelhos semi cobertos com cortinas. Por conta dos ângulos do espelho, Elizabeth parece estar sentada entre Gracie e o reflexo de Gracie.
Gracie e Elizabeth dominam a primeira metade do filme. Então, quase imperceptivelmente, o foco muda para Joe e a história vai ganhando a seriedade devida, além de se tornar pesada e muito triste. Moore e Portman estão incríveis em seus papéis, mas é a atuação angustiada de Melton que dá ao filme seu poder emocional de construção lenta.
Joe é um menino em corpo de homem, refém de um crime que todos à sua volta parecem negar ou fingem não ver.
História real
A personagem de Gracie é baseada em Mary Kay Letourneau, uma professora que em 1997 foi presa em flagrante por abusar de um de seus alunos da sexta série, quando ele tinha 12 anos.
Mary teve dois filhos com o estudante e eles se casaram anos mais tarde. O caso gerou um tsunami midiático e muitos dos tablóides da época se referiam ao crime como um “encontro” e “amor proibido”.
Onde assistir Segredos de um escândalo?
O filme estreou em 18 de janeiro nos cinemas.