Share This Article
Percy Jackson e os Olimpianos: episódio 2 – recap
Bem-vindo ao acampamento, Percy Jackson. Estávamos à sua espera.
Na cena de abertura do episódio 2, Percy acorda no acampamento meio-sangue.
Claramente, o herói passou alguns dias desacordado e tem dificuldades em compreender o que aconteceu antes de entrar para o refúgio dos semideuses.
Assim que se levanta da cama e recebe a notícia de que sua mãe foi pulverizada pelo Minotauro — que foi morto logo em sequência, temos um vislumbre geral do acampamento. Por isso, trouxe aqui como ele é descrito no livro para que possamos comparar as descrições da obra e da série nos episódios seguintes.
Olhei ao longo da campina. Havia pequenos bosques, um riacho sinuoso, campos de morangos espalhados embaixo do céu azul. O vale era cercado por colinas ondulantes, e a mais alta, bem na nossa frente, era a que tinha o grande pinheiro no topo. Mesmo isso parecia bonito à luz do sol.
Página 67. Percy Jackson e os Olimpianos: O ladrão de raios
A paisagem era pontilhada de construções que lembravam a arquitetura grega antiga – um pavilhão a céu aberto, um anfiteatro, uma arena circular -, só que pareciam novos em folha, as colunas de mármore branco reluzindo ao sol. Em uma quadra de areia próxima, uma dúzia de crianças e sátiros em idade escolar jogavam voleibol. Canoas deslizavam por um pequeno lago. Crianças de camiseta laranja-claro como a de Grover corriam umas atrás das outras em volta de um agrupamento de chalés no meio do bosque. Algumas praticavam arco e flecha em alvos. Outras montavam cavalos em uma trilha arborizada e, a não ser que eu estivesse tendo alucinações, alguns cavalos tinham asas.
Página 69. Percy Jackson e os Olimpianos: O ladrão de raios
Percy encontra um homem que se apresenta como Sr. D (Jason Mantzoukas), na varanda de uma casa grande. Grover revela se tratar de Dioniso, o deus grego do vinho, das festividades e da loucura.
Contudo, o deus demonstra pouco interesse em Percy e até mesmo confunde o herói afirmando ser seu pai apenas para que o jovem busque uma garrafa de vinho.
Surge então Brunner, o professor de Latim de Percy, mas em sua verdadeira forma: Quíron, um majestoso centauro que passou milênios ocupado com o treinamento de heróis no acampamento meio-sangue.
Quíron explica que o Sr. D foi punido por seu pai, Zeus, pela insolência, e está fadado a administração do acampamento e restrito ao consumo de álcool.
Enquanto Quíron apresenta o acampamento a Percy, o jovem confessa que durante o combate com o Minotaura perdeu a caneta-espada que ganhou de presente de seu professor. Então, Quíron revela que, a menos que Percy se renda em um combate, ela sempre encontrará o caminho de volta até ele.
Quíron explica ainda que existem 12 chalés no acampamento e cada um é destinado aos filhos de um dos 12 grandes deuses do Olimpo. Mas Percy ainda não foi reclamado por nenhum deus e por isso irá se instalar no chalé número 11. Esse chalé pertence aos filhos do deus Hermes, o deus dos viajantes, e também é lar dos não reclamados.
O primeiro amigo que Percy faz no acampamento é Luke Castellan (Charlie Bushnell), um dos filhos de Hermes. O garoto é empático o suficiente para se conectar com Percy.
Depois de uma noite de pesadelos, Percy é levado por Luke para um tour pelo acampamento. Durante o caminho, Luke explica que os heróis gregos sempre foram movidos pela glória — kléos, em grego antigo. Ela é responsável por elevar o nome de um semideus e conduzi-lo a ser lembrado geração após geração. Contudo, o garoto ressalta que a glória vem de esforço, missões bem-sucedidas e habilidades.
A conversa é interrompida por uma garota chamada Clarisse (Dior Goodjohn), claramente uma valentona, filha de Ares. Ela é responsável pela cena que dá nome ao episódio.
Durante a noite, ela leva Percy até o banheiro e dois de seus companheiros forçam a cabeça do garoto para dentro de um vaso sanitário, mas, com habilidades que ele ainda não sabe explicar, consegue manipular a água e se livrar dos valentões.
Depois disso, Percy conhece Annabeth (Leah Jeffries), personagem que terá grande destaque em toda a trama. Inclusive, deixo aqui um tweet sobre a amizade entre os dois. Se você não quiser ter acesso a nenhum spoiler, sugiro pular.
eles ainda não sabem mas…
(Percy and Annabeth Version) pic.twitter.com/cGT8GidqAI— elle⸆⸉ Ψ PJO SPOILERS (@S_Witchmoon) December 27, 2023
Os filhos proibidos
Luke conta a Percy sobre um dos elementos mais centrais de toda a história de Percy Jackson e os Olimpianos: os filhos proibidos.
Os três maiores deuses do panteão grego são Zeus, Poseidon e Hades. Dado seu poder, esses deuses notaram que seus filhos eram poderosos demais para os mortais e fizeram um pacto para não gerar mais filhos com humanos.
O pacto foi respeitado por muito tempo, até que Zeus foi o primeiro a quebrar.
Uma criança proibida atrai problemas. Há monstros por toda a parte. É uma batalha constante para se manter vivo.
A conversa de Luke sobre os filhos proibidos o leva a mencionar Thalia, filha de Zeus. Luke conta que já vagou pelas ruas sem um lar ao lado de Thalia e Annabeth, com os três atraindo constantemente monstros devido à aura de Thalia.
Luke conta que Thalia não sobreviveu à jornada até o acampamento, mas ele e Annabeth sim.
Rouba-bandeira e grandes revelações
É hora do primeiro jogo/treinamento/simulação de Percy com todos os campistas. O jogo funciona como um clássico rouba-bandeiras, porém, inclui armas reais, semideuses e diversos times.
Annabeth é líder da equipe que inclui Luke e Percy. Durante o combate, Clarisse busca a sua vingança e ataca Percy que está sozinho em uma clareira.
A filha de Ares pressiona Percy para que ele admita que é uma fraude. Annabeth acompanha o embate com seu boné de invisibilidade.
Percy consegue quebrar a arma de Clarisse, o que deixa a garota ainda mais furiosa. Porém, não há mais nada a fazer, o jogo acabou e todos retornam ao local onde eles estavam batalhando.
Depois do conflito, Annabeth remove o boné e revela que estava observando Percy. A filha de Atena tem um palpite de que o herói possui poderes baseados na água.
Para confirmar sua teoria, ela empurra Percy para dentro do lago e observa a água curar suas feridas. Depois disso, um tridente gigante e brilhante aparece acima da cabeça de Percy, revelando-o como um filho proibido dos três grandes, como filho de Poseidon, o deus grego do mar.
Percy embarca em uma missão: recuperar o raio de Zeus e salvar sua mãe
Depois de ser reivindicado por Poseidon, Percy é convocado por Quíron e Sr. D, que explicam que há uma guerra em curso entre os deuses.
O símbolo do poder de Zeus, o raio mestre, foi roubado e, naturalmente, o deus culpa Poseidon pelo feito, uma vez que os deuses estariam competindo constantemente pelo poder uns dos outros.
Zeus vê o nascimento de uma criança proibida de Poseidon como confirmação de suas suspeitas.
Porém, Quíron e Sr. D acreditam que Hades é o verdadeiro responsável pelo roubo, pois ele sempre se ressentiu de seus irmãos. Inicialmente, Percy rejeita a missão que lhe é dada, mas é convencido por Grover que revela que sua mãe está viva e é prisioneira de Hades.
Assim, Percy aceita a missão que deve levá-lo ao submundo.
Nos vemos em breve com o episódio 3.
Notas sobre o livro
Este episódio cobriu os capítulos de cinco a nove de Percy Jackson e Os Olimpianos: O Ladrão de Raios.
Calendário de estreia de Percy Jackson no Disney+
Confira o calendário oficial completo:
Episódio 1: Sem querer, transformo em pó a minha professora de iniciação à álgebra – 20 de dezembro;
Episódio 2: Minha transformação em senhor supremo do banheiro – 20 de dezembro;
Episódio 3: Nossa visita ao empório de anões de jardim – 27 de dezembro;
Episódio 4: Meu mergulho para a morte – 3 de janeiro;
Episódio 5: Um deus compra cheeseburgers para nós – 10 de janeiro;
Episódio 6: A ida de uma zebra para Las Vegas – 17 de janeiro;
Episódio 7: De certa forma, descobrimos a verdade – 24 de janeiro;
Episódio 8: A profecia se cumpre – 31 de janeiro.